Será que dias melhores virão para o nosso futebol?

Breadcrumb Navigation

Será que estou otimista demais ou nosso futebol pode estar passando por uma transformação para melhor? Alguns acontecimentos mostram que talvez as coisas possam mudar.

Primeiramente podemos citar a discussão de alguns clubes sobre a proposta dos direitos de televisão, onde a TV Record entrou forte com uma proposta para conseguir os direitos de televisionar o campeonato Paulista deste ano. Provavelmente não deve acontecer nada neste ano, mas já serve para pressionar a Globo e mostrar aos clubes que eles não são reféns desse canal e que podem (e devem) lutar por melhores contratos.

O outro ponto que me deixa otimista é com relação a captação de novas receitas. São Paulo e Internacional mostram planos para conseguir receitas através da comercialização de produtos fora do país e foram pioneiros no projeto de sócio-torcedor, que pode gerar uma receita considerável. Tanto é verdade que esta idéia foi copiada e adotada por Palmeiras e Corinthians. Para se ter uma idéia da renda que pode se conseguir com um projeto desses, faço como base os valores publicados no Lance! para as mensalidades do projeto corintiano.

Se 10 mil torcedores escolherem e pagarem mensalmente o plano básico (R$ 20,00 / mês) o clube terá livre 500 mil reais (que é custo aproximado do clube com sua parte social). Pensando no tamanho que a torcida do alvinegro é no Brasil, pode-se imaginar quanto o clube poderá arrecadar e o que poderá conseguir (desde que o dinheiro seja bem gasto).

Por fim, temos ainda os exemplos de boas administrações, de cartolas comprometidos, que podem fazer seus times darem a volta por cima e terem sucesso. Falar do São Paulo é chover no molhado. Faz tempo que o clube mostra uma ótima administração, mas no Sul temos dois exemplos de clubes que estiveram em má fase, por baixo (Internacional quase foi rebaixado em 2002 e o Grêmio passou uma temporada na série B). Ambos deram a volta por cima, deram força ao futebol sulista (que conta com ambos na Libertadores de 2007) e mostram que a receita de sucesso não envolve milagres. Envolve apenas trabalho sério e comprometido. Os resultados falam por si só.

Conte apenas os três citados, citando apenas 2005 e 2006. Temos 2 3 títulos estaduais, 1 título brasileiro, 2 Libertadores e 2 mundiais (sem contar o título da Série B, conquistado pelo Grêmio).

Preciso falar algo mais?

Deixe uma resposta