Balanço da temporada dos principais estados

Breadcrumb Navigation

O ano de 2014 foi complicado para o futebol nacional. Clubes tropeçando nas competições internacionais, sem nenhuma revelação promissora nos gramados. O vexame da seleção brasileira. E mais um ano com a qualidade técnica do nosso futebol bem abaixo do que temos pelos grandes centros do mundo.

Um ano que muitos estados vão preferir esquecer. Vamos a um rápido balanço dos centros que possuem mais destaque:

São Paulo – Um ano péssimo para os clubes paulistas. Ano que começou sem nenhum clube na Libertadores, passou por um estadual vencido pelo Ituano. Copa do Brasil para esquecer. Contratações que não deram certo e o Palmeiras suando para não ser rebaixado.

De “conquistas” apenas as vagas de São Paulo e Corinthians na Libertadores de 2015. Pouco para um estado com vários títulos.

Rio de Janeiro – O ano carioca começou com expectativa interessante, já que Flamengo e Botafogo jogaram a Libertadores. Só que o ano terminou sem nenhuma grande conquista para os clubes cariocas. “Destaque” para uma campanha preocupante do Vasco na série B (chegou a ter sua volta para a série A ameaçada) e o Botafogo, com uma gestão péssima de seu ex-presidente que terminou com mais um rebaixamento para a série B.

E sem esquecer de citar que o Fluminense perdeu o patrocínio da Unimed e pode ter que se desfazer de jogadores importantes de seu elenco. Fred, Diego Cavalieri, Sóbis e Conca são nomes citados / sondados em vários clubes do Brasil.

A temporada de 2015 pode ser melhor para o Flamengo por conta de possíveis contratações citadas no clube, por conta de finanças que segundo dizem, vão permitir investimentos em jogadores importantes.

Porto Alegre – Mais um ano frustrante para os gaúchos. O Grêmio fez uma aposta arriscada em Felipão que pode-ser dizer ter dado certo, mas que não rendeu título nem vaga na Libertadores. Fato que deve diminuir o investimento em jogadores e fazer com que o clube precise diminuir sua folha salarial, sem condições de contratar jogadores de impacto.

Já o Internacional está até o momento sem técnico (Abel deu entrevistas dizendo que cansou de esperar a nova direção do clube), mas por conta do Beira-Rio e do sócio-torcedor o clube tem condições financeiras de investir em contratações e mais um ano deverá ser um time apontado como favorito na Copa do Brasil e Brasileiro.

Minas Gerais – Minas destoou positivamente pelo segundo ano consecutivo. Em que pese não ter sucesso em competições internacionais, os mineiros dominaram as principais competições, com a conquista do Brasileiro e decidindo a Copa do Brasil.

O Atlético-MG aparenta ter reais chances de continuar em alto nível, mantendo seus principais jogadores e com condição de investir em reforços (Lucas Pratto foi o primeiro). Já o Cruzeiro deve ter sondagens e pode perder o jovem Lucas Silva. Pode ter problemas também com a folha salarial e valorização dos jogadores. Borges já não faz mais parte do elenco, Marcelo Moreno demanda um investimento alto). Mas o clube também corre atrás de reforços (comenta-se de negociações com Fred e Leandro Damião).

Boas chances dos clubes mineiros continuarem fazendo bonito em 2015.

Deixe uma resposta