Fecham-se as cortinas…

Breadcrumb Navigation

06/04/2006 – Vou começar lembrando de uma frase do narrador esportivo Fiori Giglioti “fecham se as cortinas, a primeira divisão está chegando ao seu final…”

A partir das 18 horas, teremos o novo campeão paulista e as quatro equipes rebaixadas para a divisão A2…

Foram 120 dias de intensa atividade para os personagens que participam do maior espetáculo do planeta “Terra”.

Cada um representou bem o seu papel…

…A entidade de administração do desporto (FPF), organizou e bem a competição, cuja fórmula vai consolidando-se ano após ano. A dupla Marco Polo/Reinaldo Carneiro continuam apostando nas inovações e abrindo a entidade aos segmentos do sistema chamado Futebol.

…Os dirigentes de clubes sonharam, contrataram e demitiram treinadores, contrataram craques e defenderam suas equipes com “unhas e dentes”.

…As comissões técnicas analisaram cada detalhe e, às vezes bem e outras nem tanto, orientaram suas equipes em busca do título maior do futebol paulista.

…Os torcedores foram a campo, incentivaram e apoiaram suas equipes e, graças a Deus, nenhum incidente mais grave ocorreu.

…A Policia Militar, os responsáveis pelo trânsito, da mesma forma cumpriram o dever constitucional em defender o patrimônio público e proteger os apaixonados torcedores.

…A imprensa, da mesma forma, cumpriu seu papel. Alguns torcedores-jornalistas demonstraram suas insatisfações, mas foram decisivos para o sucesso da maior competição estadual do Brasil. Eles é que “apimentam”, “jogam gasolina” e cobrem quase 100% do espetáculo.

…E, finalmente, a arbitragem teve um destaque especial nesta competição. Realizou-se a XII Pré-Temporada, o SAFESP trouxe Instrutores da Europa para um intercâmbio em janeiro; treze árbitros novos, garimpados na segunda divisão e nas divisões de base, no ano de 2005, foram lançados na primeira divisão; normatizou-se o setor; criou-se o ranking de entrada; os árbitros passaram e continuarão recebendo o apoio do projeto “Apto para o Apito”; o SAFESP conseguiu junto à presidência da FPF amparo financeiro para os árbitros lesionados fechando um seguro de vida especial, com a seguradora Metlife…

…No dia 06/04, o presidente da Portuguesa de Desportos, Dr. Manuel da Lupa realizou o sorteio e para a rodada final, destaquei os jogos Santos x Portuguesa, com arbitragem do internacional Wilson Luiz Seneme, cujos assistentes serão Nilson de Souza Monção e Vicente Romano Neto e na reserva, Antônio Rogério Batista do Prado que, nesta quarta atuou na partida Flamengo x ABC (RN), válido pela Copa do Brasil. Na outra partida, Ituano x São Paulo, arbitragem de Elcio Paschoal Borborema, assistido pelo assistente internacional e nosso representante na Copa do Mundo, Ednilson Corona e pela jovem promessa Danilo Ricardo Simon Manis. Na reserva, Magno de Souza Lima Neto, formado em 2003.

A estes homens e aos demais que irão atuar nesta rodada decisiva, desejo muita sorte e espero que eles possam corresponder a confiança demonstrada pela Comissão de Arbitragem, cujo presidente é o respeitável Cel. Marcos Marinho.

Quero deixar registrado que o trabalho iniciado em 2005 frutificou em 2006 e, nos próximos dois anos, teremos uma nova safra de árbitros e assistentes brilhando no futebol maior do Brasil, porém fica o recado que, as novas turmas de árbitros estão sendo formadas com suporte em todos os sentidos o que, sem dúvida, os futuros árbitros virão com uma bagagem extraordinária e ávidos por um lugar ao sol e em busca daquela sombra dos que hoje a ocupam.

Boa sorte. Acredito nos homens livres e de bons costumes !

Sérgio Corrêa da Silva

Presidente do SAFESP – SINDICATO DOS ÁRBITROS DE FUTEBOL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Deixe uma resposta