O Impedimento

Breadcrumb Navigation

Vamos falar pouco da polêmica Regra 11 – O impedimento.

Esta Regra da um charme especial ao esporte bretão, proporcionando inúmeras discussões e bate-papo entre os torcedores, sendo à preferida dos programas esportivos de domingo à noite, os chamados “mesas redondas”.

O impedimento é objetivo, havendo somente uma questão subjetiva no que se refere a julgar se o jogador em possível situação de impedimento estava ou não interferindo de alguma forma na jogada, pois o fato de se encontrar numa posição de impedimento não constitui numa infração em si.

Para que o árbitro ou árbitro assistente confirme a situação de impedimento, eles deverão observar as seguintes situações:

Se o jogador se encontra mais próximo da linha de meta contrária que a bola e o penúltimo adversário.
Um jogador em posição de impedimento será sancionado somente se no momento em que a bola toca ou é jogada por um de seus companheiros, se encontra, na opinião do árbitro, implicado no jogo ativo:
* Interferindo no jogo (significa jogar ou tocar a bola que tenha sido passada ou tocada por um companheiro).
* Interferindo a um adversário (significa impedir que um adversário jogue ou possa jogar a bola, obstruindo o campo visual ou os movimentos, ou fazendo um gesto ou movimento que, a juízo do árbitro, engane ou distraia o adversário).
* Ganhando vantagem dessa posição (significa jogar a bola que rebota em um poste ou no travessão depois de ter estado em uma posição de impedimento, ou jogar a bola que rebota em um adversário depois de haver estado em uma posição de impedimento).

Não existirá infração por impedimento se o jogador receber a bola diretamente de um tiro de meta, um arremesso lateral e de uma cobrança de tiro de canto.

Por qualquer infração de impedimento, o árbitro deverá outorgar um tiro livre indireto a equipe adversária que será lançado desde o lugar onde se cometeu a falta.

Vendo como se aplica a regra do impedimento, temos então um ótimo exemplo onde conceitos como posição e tempo, conceitos fundamentais em Mecânica, devem ser bem compreendidos.

Nota: Na definição de posição de impedimento “mais próximo da linha de meta contrária” significa que qualquer parte de sua cabeça, corpo ou pés está mais próxima da linha de meta contrária que a bola e o penúltimo adversário. Os braços não se incluem nesta definição.

Deixe uma resposta