OS ÁRBITROS ASSISTENTES – Posicionamento durante a partida.

Breadcrumb Navigation

Os árbitros assistentes ajudam o árbitro a controlar a partida de acordo com as Regras do jogo. Eles também assistem o árbitro em todas as outras tarefas envolvendo a direção da partida, a pedido e sob o controle do árbitro. Isso, normalmente, inclui tarefas como:
• Inspecionar o campo, as bolas usadas e equipamento dos jogadores;
• Determinar se problemas com equipamentos ou sangramento foram resolvidos;
• Monitorar o procedimento de substituição;
• Manter controle do tempo, gols e incorreções.

Nos tiros de saída, os árbitros assistentes devem estar na linha do penúltimo defensor, durante a partida, devem estar na linha do penúltimo defensor ou da bola, se a mesma está mais próxima da linha de meta do que o penúltimo defensor e sempre de frente para o campo de jogo.

Nas cobranças de tiro de meta (regra 16), os árbitros assistentes devem primeiramente observar se a bola (regra 02) está dentro da área de meta (regra 01), se a mesma não está colocada corretamente, o árbitro assistente não deve mover-se de sua posição, estabelecerá contato visual com o árbitro e levantará sua bandeira. Uma vez que a bola está colocada no lugar correto, deve mover-se à margem da área penal (grande área) para observar a saída da bola desta área (bola em jogo) e os atacantes estejam fora da mesma. Porem se o penúltimo defensor executar o tiro de meta, o árbitro assistente deve mover-se diretamente à margem da área penal. Uma vez cobrado o tiro de meta, ele deve posicionar-se para controlar a linha de impedimento que é uma prioridade em qualquer situação.

Durante a partida o árbitro assistente deve sempre posicionar-se no limite da área penal e controlar que o goleiro, na reposição, não toca na bola com suas mãos fora da área, uma vez que o goleiro soltou a bola, o árbitro assistente deve posicionar-se para controlar a linha de impedimento.

No tiro penal, seu posicionamento, será na interseção da linha de meta com a área penal. Deverá observar se o goleiro se move para frente descaradamente antes de a bola ser chutada e um gol não é marcado, o árbitro assistente deve levantar sua bandeira.

Em situação onde um gol é marcado e não há duvida quanto a decisão, o árbitro e o árbitro assistente devem estabelecer contato visual e o árbitro assistente deve, então, correr rapidamente 25-30 metros pela linha lateral em direção à linha de meio-campo sem levantar sua bandeira. Mas quando um gol foi marcado, mas bola parece estar em jogo, o árbitro assistente deve primeiramente levantar sua bandeira para atrair a atenção do árbitro, então continuar com o procedimento normal de gol correndo em direção do meio-campo. Em certas situações, quando a bola não ultrapassou totalmente a linha de meta e o jogo continua normalmente porque o gol não foi marcado, o árbitro deve estabelecer contato visual com o árbitro assistente e, se necessário, fazer um sinal discreto com a mão.

Nas cobranças de tiro de canto (regra 17) o árbitro assistente deverá se colocar atrás do poste de bandeirinha de canto alinhando com a linha de meta. Nesta posição, deverá tomar o cuidado de não interferir no jogador que irá cobrar o tiro de canto. Devendo observar sempre a posição da bola que deverá estar dentro ou em cima da linha do quarto de círculo.

A posição do árbitro assistente em relação a um tiro livre (regra 13) deve ser na linha com o penúltimo defensor de modo a controlar a linha de impedimento, recordando que esta é uma prioridade em qualquer situação. Todavia, deve estar pronto para seguir a bola, movimentando-se pela linha lateral em direção ao poste de bandeirinha de canto, quando o chute direto a gol.

Em regra geral, o árbitro assistente não deve fazer sinais óbvios com a mão. Porém, em alguns casos, um sinal discreto com a mão pode dar uma ajuda valiosa para o árbitro. O sinal com a mão deve ter um significado claro. Todo sinal deve ser discutido e combinado no plano de trabalho antes da partida.

Também em regra geral, o árbitro assistente deve estar de frente para o campo de jogo enquanto se movimenta. O movimento lateral deverá ser usado em distâncias curtas; isso é especialmente importante no julgamento de impedimento e dá ao árbitro assistente um campo visual melhor.

4 Replies to “OS ÁRBITROS ASSISTENTES – Posicionamento durante a partida.

  1. si o goleiro for lansada una bola para ele e ele matar ela no peito e sair jogando com ela ele podi voltar com ela para dentro de sua area e pegar ela com as mão sim ou não

  2. Valter Ferreira Mariano – Se vc indica que:::: “No tiro penal, seu posicionamento, será na interseção da linha de meta com a área penal. Deverá observar se o goleiro se move para frente descaradamente antes de a bola ser chutada e um gol não é marcado, o árbitro assistente deve levantar sua bandeira”…….. e no caso de na sequencia do lance na área, caso de uma defesa do goleiro, como o auxiliar vai marcar um possível impedimento, se sua indicação é que, qdo do pênalti, ele se posicione na interseção da linha de fundo(meta) com a da grande área (área penal). Nunca dará tempo dele voltar para linha lateral para se posicionar CORRETAMENTE para ver o impedimento. E ai? Esse posicionamento indicado por vc deve ser para cobranças de pênalti em série e não com a bola em jogo. O bandeirinha não conseguiria estar em dois lugares ao mesmo tempo, na sequencia do lance.

Deixe uma resposta