Brasileiro de pontos corridos mostra sua força

Breadcrumb Navigation

Faltando apenas 8 rodadas para o fim do campeonato , temos a clara noção que uma competição por pontos corridos é vital para o cenário nacional.

O Corinthians é líder da competição com 5 pontos de vantagem para o Atlético-MG, mas é precipitado cravar que o título já é do time paulista. Acredito que o confronto direto entre ambos pode ser o jogo que decida o título a favor do Corinthians em caso de empate ou derrota mineira.

O Grêmio parece fora da disputa, mas com a vitória frente o Santos abre uma vantagem de 9 pontos para o quarto colocado e não deve perder a vaga na Libertadores.

A quarta vaga está em aberto, principalmente por conta das derrotas de times no meio da tabela. O Santos manteve-se na quarta posição mesmo com a derrota no Sul, mas em compensação hoje temos diversos times com reais chances de conquistar a vaga. O Sport (10º colocado) está a apenas 3 pontos do Santos.

E se olharmos a tabela, como desconsiderar o Fluminense nesta disputa, com 6 pontos de distância apenas?

Usando a mesma conta, do Atlético-PR (11º) para baixo todos ainda lutam contra o rebaixamento, com cenário mais complicado para Vasco e Joinville (respectivamente com 5 e 6 pontos de distância para o Avaí (primeiro fora do rebaixamento).

Se pensarmos na época do mata-mata, nesta época vários clubes estariam de férias (sem renda alguma).

Com o equilíbrio atual não temos nenhum clube na fase de “férias”. Todos ainda tem interesse no campeonato de alguma forma, seja na parte de cima da tabela ou seja na parte inferior.

Pontos corridos favorecem e premiam os clubes que sabem se planejar. E para mata-mata temos outras competições. Ou seja, espaço para ambas modalidades de disputa.

Deixe uma resposta