Começa a Libertadores de 2016

Breadcrumb Navigation

Não, não estamos em Fevereiro de 2016 ainda.

Dezembro de 2015, um dia após o sorteio dos grupos para a competição de 2016.

Com o ranking utilizado neste ano o sorteio acabou sendo diferente dos anos anteriores. Se não vamos ter clássicos brasileiros na fase de grupos (onde tínhamos chance de um choque-rei ou majestoso), temos um sorteio que deixa o Grêmio em situação delicada, no grupo que em teoria é o mais difícil. Óbvio que temos as mudanças de elenco até o início da competição, mas já podemos imaginar como será a competição.

O São Paulo escapou de um confronto complicado na pré-libertadores, mas precisa se cuidar para não ser surpreendido frente o César Vallejo. Passando para a fase de grupos terá que conquistar sua vaga em um grupo onde o Trujillanos deve ser a zebra. River Plate não terá a mesma força deste ano, mas não pode ser menosprezado e o Strongest tem a seu favor o fator “atitude”.

O Palmeira caiu no grupo 2 e pode ter problemas contra Rosário Central e terá que tomar cuidados contra o Nacional do Uruguai. E não deve ter problemas frente Universidad do Chile ou River Plate (Uruguai).Com a base deste ano e alguns reforços, o alviverde deve chegar forte na fase de grupos e classificar sem grandes problemas.

O Atlético-MG tem motivos para comemorar o sorteio. O grande desafio parece ser o Colo Colo do Chile. Melgar (Peru) e Guarani (Paraguai) ou Indepediente del Valle. O time que foi vice-campeão brasileiro e deve conta com reforços pontuais. A classificação para a fase de oitavas deve ocorrer sem sustos, deixando o “eu acredito” para os mata-matas.

O Grêmio ao contrário, tem motivos para se preocupar com o resultado do sorteio. Ninguém gostaria de encarar logo de cara o San Lorenzo, LDU do Equador e o Toluca do México.Não será fácil conquistar a vaga. Será necessário ganhar seus jogos em casa e conquistar ao menos empates fora de casa.

Fechando os brasileiros, temos o Corinthians que deve ter problemas contra o Cerro Porteño , mas deve passar sem problemas pelo Cobresal e Santa Fé ou Oriente Petrolero. Se o time conseguir manter a base deste ano também consegue a classificação sem grandes problemas.

Óbvio que tudo pode mudar, afinal temos várias histórias zebras ao longo dos anos.

Infelizmente a competição está inchada por conta de interesses políticos. Com menos clubes teríamos a chance de uma competição com chance de vários jogos de alta qualidade já na fase pré-libertadores e na fase grupos.

Mas tenho certeza que a edição de 2016 deve proporcionar emoções, trazer de volta algumas rivalidades sul-americanas e claro, criar novas histórias.

Deixe uma resposta