A decadência de nossos técnicos

Breadcrumb Navigation

Confesso que não acompanho o futebol chinês e imagino que seja o mesmo com vocês. Por isso fiquei surpreso ao saber que Mano Menezes e Luxemburgo foram demitidos de seus clubes do outro lado do mundo na semana passada.

Surpresa maior ao ver a pífia campanha de ambos. Mano apenas na 14 posição e Luxa com um desempenho ainda pior (8 posição na segunda divisão). Com o orçamento liberado para ambos imaginava campanhas muito melhores.Wanderley levou para a China três jogadores que seriam titulares em vários clubes brasileiros (Jadson, Luis Fabiano e Geuvãnio) e não conseguiu fazer o time dar liga.

Tal fato só evidencia o declínio técnico do nosso futebol. Enquanto técnicos argentinos ganham cada vez mais espaço nos grandes centros, os nossos treinadores sobrevivem no mercado interno apenas. Considero Tite como o melhor em atividade , mas o nome dele não é cotado no mercado externo, ao passo que Osório, que não teve alto desempenho aqui e foi muito contestado e hoje faz bom trabalho na seleção mexicana (escrevo este post antes da decisão sobre Tite assumir ou não a seleção brasileira).

Com exceção de Luxa no Real e Felipão na seleção portuguesa e Chelsea, qual treinador teve atuação ou mesmo foi cotado para times dos grandes centros europeus? O fracasso chinês inclusive faz cair por terra o argumento de quem questiona Pep Guardiola, dizendo que ele só tem sucesso por conta do que dispõe financeiramente para contratar jogadores ou mesmo pelo fato de assumir clubes com elencos galácticos.

É menosprezar alguém que trabalha com afinco e a mania brasileira de denegrir quem é melhor ao invés de enxergar os próprios defeitos. Um orçamento milionário na mão de um técnico despreparado seria apenas desperdício de dinheiro. Basta lembra que os dois técnicos citados acima não deixaram saudade na Espanha ou na Inglaterra.

Infelizmente cada vez mais aumenta a distância técnica, parecendo que estamos falando de esportes completamente distintos entre si, quando comparamos Brasil com outros centros de destaque no futebol.

One Reply to “A decadência de nossos técnicos”

  1. boa sua colocação e um clube para ser campeão primeiro tem que começar com um bom técnico de futebol, que passe confiança para os seus jogadores e comissão técnica, em que os jogadores obedeça sua função tática em campo.

Deixe uma resposta