Por que não focar em preparar melhor os jogadores da base?

Breadcrumb Navigation

Olá pessoal. Depois de um período de férias cá estou eu de volta ao site. Volto com esta coluna falando sobre a Copinha que a cada ano parece perder atrativos, por conta do inchaço de clubes e que infelizmente também perde a oportunidade de desenvolver jogadores e principalmente pessoas melhores desde à juventude.

É verdade que por conta de problemas administrativos, muitos clubes hoje estão dando oportunidade aos jovens no elenco principal. Não por conta de um planejamento bem feito, mas sim por necessidade. E deixam de lado o fator humano. Uma competição de juniores deveria ter o foco em dar oportunidades, sem colocar pressão por resultado e títulos.

Existem exceções é verdade, mas a maioria dos jogadores tem o foco na vitória a qualquer custo e desde a base já criam vícios ruins. Um exemplo foi no jogo entre Botafogo e Mirassol, onde o time do RJ conseguiu a classificação por dois erros da arbitragem, sendo o mais grave uma penalidade que não aconteceu, com simulação do lance por parte do atacante carioca.

Ao fim da partida, o jogador deu a típica declaração de quem simulou o lance, “afirmando” que sofreu a falta (que não ocorreu e foi fora da área) e que o importante foi ter conquistado a classificação.

OK, a arbitragem é um problema crônico e não só no Brasil, mas não seria mais fácil se desde a base os jogadores fossem preparados para atuar de forma séria, evitando a “malandragem”em lances assim, evitar tentar tirar vantagem a todo custo? Seria tão mais simples e uma ação que traria benefícios a todos.Os árbitros saberiam que lances de simulação seriam raros e teriam mais convicção para marcar faltas e o futebol ganharia em qualidade.

Utopia? Não acho. Prefiro pensar que é falta de vontade , do fato da maior parte estar preocupado em ganhar de forma imediata e não pensar no que pode conseguir a longo prazo. Mas ainda acredito que mudanças podem acontecer. Se não for para acreditar, prefiro desistir de acompanhar o futebol.

Deixe uma resposta