Futebol é apenas reflexo da sociedade

Breadcrumb Navigation

Poderia estar usando esta coluna para falar de um sopro de esperança que aconteceu no Atletiba, falar sobre começos de temporada promissores para alguns clubes do RJ ou entrar na situação dos novos técnicos em SP. Mas infelizmente neste começo de ano já temos diversos motivos para nós frustrar. Não com o futebol, mas com a sociedade como um todo.

Sim, achei que após o acontecido com a Chapecoense, teríamos um estalo na mente das pessoas, teriam um futebol mais humano. E o que estamos presenciando é justamente o contrário. “Comemorando” que ainda não temos caso de mortes no futebol paulista, pois já temos diversos casos que hoje não impactam mais. São apenas números em uma estatística que a cada ano se torna mais fria, que não comove nem gera revolta.

Mas não vamos cair na tentação de pensar que se trata de algo apenas do futebol. Enquanto o povo colombiano deu uma aula de cidadania, nossas ações de compaixão ficaram praticamente restritas a mensagens em redes sociais. A impunidade que impera faz com que tenhamos que conviver com histórias de uma sociedade que a cada dia parece mais longe de recuperação. Vide o que foi presenciado no Espírito Santo quando a polícia local entrou em greve. A falta de vontade de quem está no poder, seja quem for preocupa. Independente de partido, nada muda, muito por falta de interesse, muito por vontade que as coisas não mudem.

Este é o ponto principal. A falta de consciência de que quem precisa agir e provocar mudanças é quem coloca estas pessoas no poder. Me preocupa saber que no atual ritmo uma mudança não aconteça de forma pacífica e suave, mas sim de forma violenta e desordenada. O exemplo disso é novamente o que aconteceu em ES. O povo se vou com liberdade para barbarizar de forma violenta e durante um bom tempo o que foi ouvido era que o governo não sabia como controlar este levante.

Será que mudanças só vão acontecer quando alguém do alto escalão for assassinado por alguém do público “normal”? Rezo para que isso não seja o ritmo, que não seja a situação final. Rezo para que o futebol seja um reflexo futuro de uma sociedade onde a justiça pelo menos seja respeitada.

Deixe uma resposta