Equilibrio, surpresas e decepções no Brasileirão deste ano

Breadcrumb Navigation

Com apenas 3 rodadas disputadas, o Brasileirão continua apresentando um alto número de gols marcados (média acima de 2 gols por partida) graças alguns bons jogos da rodada (destaque para o clássico carioca e a chuva de gols em Recife), mas com alguns times ainda dividindo atenções com outras competições (Libertadores e Copa do Brasil), colocando à prova a qualidade de elencos e já começando a gerar um certo ruído para alguns times.

Nenhum time encantando. Longe disso.A prova disso é não ter nenhum clube com 100% de aproveitamento e apenas 4 invictos. Dos três primeiros colocados, apenas o Cruzeiro era considerado favorito. Chapecoense sabe que vai fazer um campeonato para manter-se na primeira divisão e o que conseguir acima disso é lucro, ao passo que o Corinthians terá sua força colocada a prova quando começar a ter desfalques de jogadores (suspensões, convocações para seleção e lesões).

Do outro lado temos algumas decepções por conta do começo de campeonato de Palmeiras e Atlético-MG (3 e 2 pontos respectivamente), com elencos qualificados e considerados favoritos por boa parte da mídia. Tropeços, principalmente nos jogos em casa, já começam a ligar o sinal de alerta. Basta lembrar que em campeonatos anteriores, com raras exceções, os clubes que tiveram sucesso largaram bem no começo da temporada e mantiveram o desempenho ao longo da competição.

Fora isso, temos a temida janela do meio do ano, que pode remodelar completamente alguns times e deixar favoritos a ver navios. Do outro lado, acho pouco provável que times consigam se reforçar com grande qualidade de forma a mudar as perspectivas para a temporada. A grande expectativa na verdade fica em torno do Flamengo e em como o time ficará com Diego e com a estreia de Conca. Ao meu ver é a grande expectativa de crescimento de um time que temos em vista.

Mas, o campeonato está só no começo e ainda devemos ver muitas mudanças daqui para frente. Espero apenas que sejam boas surpresas e tenhamos uma melhora na qualidade técnica se compararmos com edições do passado.

Deixe uma resposta