Segundo turno embolou o Z4

Breadcrumb Navigation

Um fato curioso no campeonato por pontos corridos é o que ocorre com alguns clubes quando temos a mudança de turno. Um bom primeiro turno dá margem para alguns tropeços (caso do Corinthians, que mesmo assim já está com sinal de alerta ligado). Mas no segundo turno, não é raro presenciar clubes tendo uma campanha acima da curva, conseguindo recuperações impressionante e muitas vezes “salvando” o ano.

Isso se nota na zona de rebaixamento. 2 pontos separam o São Paulo (19° colocado) do Vitória (16° e hoje fora do Z4 por critérios de desempate). E o Vasco, na 12° posição tem apenas 3 pontos de distância para a zona da degola. Muito dessa bagunça na parte inferior da tabela de da pelo aproveitamento no segundo turno de clubes que hoje lutam contra a Série B.

De 9 pontos possíveis , analisando só lanterna até o 16° colocado:

– Atlético GO – 6 pontos
– São Paulo – 4 pontos
– Avaí – 7 pontos
– Chapecoense – 3 pontos
– Vitória – 6 pontos

O time goiano tem contra si um péssimo primeiro turno. Mas se repetir o desempenho nos próximos 3 jogos , pode sim sonhar com a permanência na divisão principal. Dos demais então, pela diferença de apenas dois pontos , nem precisamos nos entender na análise. Mas a tabela de cada um em Setembro faz com que os próximos 3 jogos deste mês sejam vitais para a pretensão dos times. Basta pensar que a repetição das campanhas de Avaí e Vitória hoje deixariam ambos na sexta posição da tabela (hoje ocupada pelo Cruzeiro com 31 pontos).

O próximo mês é decisivo para o Z4. Clubes eu hoje lutam contra o rebaixamento podem se livrar dessa preocupação ou pelo menos ganharem moral principalmente psicológica para o restante do campeonato. Em compensação podemos ver clubes se afundando neste pesadelo ou até mesmo ganhando uma preocupação que hoje não existe (pensando em clubes que está acima na tabela , mas que matematicamente estão próximos da zona da degola (Vasco, Ponte , Bahia e Coritiba).

Deixe uma resposta