Primeiro sinal de alerta para Neymar

Breadcrumb Navigation

Assim como várias outras mídias, também comentei sobre a transferência de Neymar do Barcelona para o PSG. Em campo pelo time francês ele já aprontou (no bom sentido) com grande destaque em duas das três partidas do time pelo Ligue 1. Mas sabemos que ele deve se destacar em um outro campeonato onde o time sempre é favorito. O real desafio será na Liga dos Campeões

Pela seleção não temos preocupação com classificação. Uma sequência de 9 vitórias consecutivas e passaporte mais que carimbado. O que preocupa é vermos o atacante repetir comportamentos que pareciam fazer parte do passado. Neymar nervoso, revidando entradas e caindo na provocação e voltando a ser “fominha”, querendo resolver o jogo sozinho.

Não por acaso, o time de Tite teve uma primeira etapa ruim e conseguiu a melhora na segunda etapa com uma mudança tática importante (liberação do apoio simultâneo dos laterais) e a entrada de Coutinho, que mudou o jogo e mostrou porque o time catalão tentou tanto sua contratação. E o craque brasileiro teve uma atuação apenas regular, muito longe do que ele é capaz de produzir para o time.

Não devemos cravar nada sobre o jogador, mas preocupa uma partida como esta, principalmente se levarmos em conta que as eliminatórias daqui para frente devem ser de jogos contra seleções cumprindo tabela e com chances de jogadores focados em provocar e complicar a situação de Neymar (lembrando que suspensões nas eliminatórias valem para a Copa do Mundo. Tite não deve “poupar” o jogador nos próximos jogos, mas sim voltar a fazer ele entender que ele é importante individualmente, mas que precisa estar em sintonia com o resto do elenco , entender que ele não precisa resolver todos os jogos sozinho, principalmente na seleção, onde conta com jogadores de qualidade com quem pode “dialogar”.

Torço para que Tite tenha sucesso nesta empreitada já nos próximos jogos, sob pena de termos um atacante pilhado na Copa do Mundo, achando que precisa resolver tudo sozinho para poder ser o melhor do mundo.

Deixe uma resposta