Foco na Libertadores – Banalização da competição?

Breadcrumb Navigation

As duas últimas rodadas do campeonato brasileiro foram responsáveis por algumas “definições” para a reta final da competição , novamente mostrando porque a fórmula de pontos corridos é importante por manter todos os times em atividade (se fosse no esquema mata-mata teríamos diversos clubes de “férias “). Atlético-GO virtualmente rebaixado e Corinthians com uma mão e meia na taça de campeão.

Grêmio (com foco na decisão da Libertadores) e Santos ainda têm chances matemáticas de título, mas o time gaúcho deve focar suas energias na decisão contra o Lanús, enquanto que o time da Vila Belmiro depende da rodada deste fim de semana. Já na outra ponta da tabela temos Avaí, Ponte Preta, Sport (os três que completam o Z4) lutando para fugir da Série B, tendo como “companheiros”, Vitória e Coritiba.

O “restante” dos times têm como foco a vaga na Libertadores de 2018. Algo que pode preocupar em relação a qualidade da competição, fazendo com que o nível dos participantes sejam piores.

O Palmeiras, que até o começo da semana sonhava em assumir a liderança, hoje já se vê preocupado em perder a vaga na fase de grupos. Dependendo do resultado deste fim de semana o time poder ver sua vaga ameaçada pelos cariocas Botafogo, Flamengo e Vasco (com o último hoje fora da zona de classificação.

Não duvido que o Grêmio terá torcida reforçada na decisão, já que o título da Libertadores abre mais uma vaga, favorecendo outros times que também sonham com uma vaga, justamente times que até rodadas tinham sérias preocupações com o rebaixamento (casos do já citado Vasco, Bahia, Atlético-MG e o São Paulo). Se o Flamengo ganhar a Sul-Americana a zona de classificação pode virar G9, colocando na disputa Fluminense, Atlético-PR e Chapecoense.

A quantidade de vagas para a Libertadores banaliza a disputa, faz com que a maioria dos times tenha reais metas para o Brasileirão daqui para frente se este equilíbrio continuar nas próximas edições. Quem fugir do rebaixamento pode ter como “prêmio” jogar a fase pré-Libertadores. Algo que pode premiar uma má administração, deixar que times fracos consigam uma vaga para a maior competição sul-americana sem merecimento.

Deixe uma resposta