Da escala a realização da partida

Breadcrumb Navigation

O jogo de futebol não se inicia com o apito de tiro de saída, mais sim na semana que o árbitro aguarda sua escala.

Para acompanhar se estará escalado ou não nas rodadas de meio de semana e nas dos fins de semanas, bem como em jogos isolados, o árbitro deverá estar atento e sempre verificando as informações que consta no site oficial da entidade (www.futebolpaulista.com.br), não deve apenas se ater no campo referente a sua escala, deve também acompanhar os demais campos do site, por exemplo, deve estar atento nas resoluções do Presidente, onde sempre consta algo se suma importância para arbitragem. Conferir as informações e dever do árbitro.

Ao retirar o envelope com os documentos da partida, o árbitro deverá abri-lo e conferir se esta tudo em ordem, se o equipamento eletrônico está completo e em perfeitas condições, se o número de bolas e o consta no recibo das mesmas, enfim, ele deve observar cada item antes de deixar a entidade.

A equipe de arbitragem devera manter um contato constante após do conhecimento da escala. Este contato tem a finalidade de sanar qualquer duvida atinente a partida. Para combinar a viagem da equipe de arbitragem e sua chegada ao local da partida, juntos em um único carro com duas horas antes do inicio da partida. Havendo um ou mais membros de outra região e a locomoção passa por caminho diferente, a equipe deve determinar um local de encontro próxima à cidade que se realizará a partida pelo menos duas horas e trinta minutos antes do inicio do jogo. Porém, se ocorrer um imprevisto e um ou mais membros não chegar na hora e local marcado, os demais membros deverão seguir para o estádio e em seguida entrar em contato com a comissão de arbitragem – pelo telefone informado pela comissão – para que possa com tempo tomar as devidas providências.

Toda a equipe de arbitragem deverá ter sempre em mãos às informações referentes ao regulamento da competição que irão atuar, portanto deverão imprimir os regulamentos de cada competição, onde havendo duvida, poderão sanar com total conhecimento, pois estarão de posse de um documento oficial.

Neste seguimento, o árbitro ainda deverá estar de posse da Carta Magna (livro de regras) atualizada, de um ou mais jogos de súmulas em branco, duas ou mais pranchetas, um bomba em condição de encher as bolas, um calibrador para dar condição de jogo às mesmas, um par de bandeirinhas em bom estado, com cores vivas, um ou mais pares de cartões, dois apitos com silvo diferentes, uma calça de agasalho de cor preta para o uso do quarto árbitro (determinação – 4º árbitro sempre de agasalho, pelos menos com a calça) isso se aplica a toda a equipe de arbitragem.

Ao chegar ao estádio, a equipe de arbitragem deverá instalar a partida, deverá fazer uma inspeção minuciosa do campo de jogo e dos portões de acesso, saber recepcionar os visitantes no vestiário, planejamento da partida, em conjunto confeccionar a súmula e demais documentos, ter um aquecimento apropriado evitando possíveis lesões, quando realizado no campo de jogo é uma maneira de entrar em sintonia com o ambiente da partida, porém deverão tomar cuidado para não usar camisa semelhante as dos jogadores em aquecimento, planejar o plano de trabalho da equipe durante toda a partida, fazer a conferência das informações da partida, bem como realizar a confecção dos relatórios com a participação de toda a equipe de arbitragem.

Os avaliadores de arbitragem estão proibidos de entrar no vestiário da arbitragem ou estabelecer qualquer tipo de contato. No caso dos árbitros orientadores, estes poderão após o termino da partida passar orientação e informação à equipe de arbitragem.

Na confecção da súmula a equipe de arbitragem deverá ter a atenção absoluta ao preenchimento de cada campo da mesma e todos deverão ter a sensação do trabalho bem feito. Somente trabalhando desta forma, o árbitro realmente estará desempenhado com destreza a sua nobre função.

Nota: O conteúdo desta coluna foi retirado da reunião de aprimoramento dos árbitros realizada dia 07/11/2008, no salão nobre da Federação Paulista de Futebol.

Deixe uma resposta