Tempo ao Tempo – Times vencedores não nascem da noite para o dia

Breadcrumb Navigation

No ano passado , grande parte da mídia esportiva apostava que Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG eram os grandes favoritos por conta do investimento e capacidade financeira para 2017. Com exceção do Flamengo, que conseguiu ao menos um estadual, os demais não tiveram o sucesso esperado. Mas essa análise é injusta e se deve ao imediatismo que é padrão no futebol brasileiro. Esquecem que com raras exceções, principalmente nas competições que possuem um grau de competitividade maior (Brasileiro e Libertadores), é necessário montar um elenco forte, ter pelo menos um esquema tático definido e entrosar o time titular.

O Corinthians venceu o Brasileiro por merecimento, mas não foi um título planejado. Não se pode negar o trabalho de Carille e dos jogadores, mas é uma exceção que confirma a regra. Basta lembrar que a maioria dos times que conquistam a Libertadores tem como base um elenco que se mantém pelo menos em 70 a 80% de um ano para outro. A base permanece, no máximo com mudança do elenco em posições pontuais.

Temos um exemplo claro do Manchester City de Pep Guardiola. O time investiu pesado na temporada passada, com várias mudanças no elenco. Contratações foram feitos nesta janela para ajuste do time que hoje está sobrando no campeonato inglês e que está firme na Champions League. Fruto de trabalho do treinador e entrosamento do elenco que dependem de tempo.

Isso infelizmente pode impactar no trabalho de Carpegiani e Roger. Apesar de uma base do elenco da última temporada, é importante citar que os treinadores começam a temporada quase do “zero”, mas podem aproveitar os pontos fortes da temporada passada, e tentar ajustar aos poucos para que os times possam ter sucesso nesta temporada. Mas o ideal era que ambos tivessem essa temporada para trabalhar, implementar sua filosofia e serem cobrados apenas em 2019. Título em 2018 seria um “bônus”. Mas infelizmente a ausência de título para os dois citados será sinônimo de fracasso.

Deixe uma resposta