Brasileirão começando equilibrado?

Breadcrumb Navigation

Estamos apenas na terceira rodada do campeonato e não temos mais nenhum time com 100% de aproveitamento na competição de 2018, em mais uma rodada onde a arbitragem teve destaque desnecessário, algo que já citei em outros posts e que será novamente uma constante no campeonato (a não ser que algo improvável, envolvendo a união dos clubes, mude isso para esta temporada).

O que já deu para perceber é que as competições com datas conflitantes vão prejudicar os times que tiverem melhores resultados. Sim, isso mesmo. Os clubes envolvidos da Libertadores e Copa do Brasil sabem que a curto / médio prazo serão obrigados a priorizar uma das competições ou então apostar na roleta russa e ter problemas com lesões, “quebrar” o elenco e com isso passar uma temporada sem conquistas.

Algo que os clubes parecem ter entendido é o fato que cada rodada é importante nos pontos corridos e os times que sonham com título estão tentando ganhar “gordura” logo no início, motivo pelo qual tropeços estão sendo lamentados já nessa fase inicial. O Grêmio foi o primeiro a sofrer com o calendário, ao poupar seu time para o jogo contra o Botafogo, focando no jogo pela Libertadores. O Flamengo conseguiu uma vitória que acalma a situação na Gávea, depois de uma sexta para esquecer, onde os jogadores foram ameaçados e poderíamos ter tido uma situação ainda pior no embarque dos mesmos. Felizmente o pior não aconteceu e com a vitória por 3 x 0 fora de casa frente o Ceará (que infelizmente parece que vai lutar apenas contra o rebaixamento).

O duelo entre Fluminense e São Paulo mostrou um jogo franco, que não foi um primor técnico, mas mostrou os dois times tricolores com boas propostas que deixam os torcedores com boas expectativas para a temporada. Aguirre parecendo estar perto de encontrar a melhor formação e Abel dando impressão que conseguiu achar a mescla ideal entre jogadores experientes e os jovens da base.

Já outros três candidatos ao título sofreram nesta rodada. O Palmeiras apenas empatou em casa contra a Chapecoense, em que pese um impedido mal marcado, o time não criou para superar o rival que veio com clara intenção de empatar a partida. O Cruzeiro apenas empatou com o Inter, em resultado que não deve ser considerado ruim, mas que marca outro tropeço do time mineiro na competição. E claro, citar a derrota do Corinthians, que fez uma má partida contra o Atlético-MG e perdeu de forma merecida fora de casa.

Podemos afirmar que pelos estaduais e pelo começo do campeonato não temos nenhum time muito acima dos demais, fato este que deve servir como ponto de atenção e motivação para vários times. Só lembrar que no ano passado o Corinthians aproveitou o primeiro turno para disparar e conseguir uma pontuação que foi vital para o título.

Por conta desse início, confesso que estou propenso a acompanhar cada vez mais o futebol do Atlético-PR, que pode aparecer como surpresa nesta edição.

Deixe uma resposta