Queda no segundo turno custou caro e Aguirre é demitido do São Paulo

Breadcrumb Navigation

Em várias rodadas eu vi no São Paulo um time favorito ao título, com Diego Aguirre realizando um trabalho muito acima do esperado com um elenco novamente em reconstrução. A direção conseguiu evitar o desmanche dos últimos anos e investir em contratações. Mas diversos fatores fizeram com que a ótima vantagem evaporasse.

Lesões obrigaram o técnico a não precisar achar alternativas praticamente desde o mês de Setembro, algo que mesmo um time com um elenco qualificado teria problemas para lidar. Mas é nítido que o técnico mostrou problemas após a eliminação na Copa Sul-Americana. Com semanas livres para treinar, era esperado que o time apresentasse mais qualidade e o uruguaio encontrasse alternativas táticas.

O time não só perdeu a liderança como hoje vê sua vaga direta para a Libertadores seriamente ameaçada. A pá de cal foi a má atuação do time no clássico contra o Corinthians, onde teve um segundo tempo inteiro com um jogador a mais, mas levou sufoco do rival e se não fosse por uma péssima arbitragem, o prejuízo seria ainda maior, já que o empate ficou de bom tamanho.

O técnico possui grande parcela de culpa e isso não pode ser ignorado. Mas não consigo entender o que se espera dessa mudança na reta final do campeonato. Duvido que um interino vai conseguir dar algum choque no elenco, a não ser que o agora ex-técnico tenha perdido o vestiário e alguns jogadores estivessem trabalhando para derrubar o treinador.

Mas antes do campeonato começar, o São Paulo não era cotado entre os favoritos e uma vaga na Libertadores estaria de bom tamanho. A expectativa criada pela possibilidade de título inédito pesou contra o treinador, que viu a análise do seu trabalho ser prejudicada. Se o Tricolor tivesse se mantido apenas na disputa entre segundo e quarto lugar, duvido que o treinador fosse demitido. Mas como ele fez mais do que esperado com este elenco, o nível de exigência aumentou e a demissão ocorreu.

Com a subida de outros clubes, o São Paulo deve agradecer o primeiro turno e comemorar a ida pelo menos para a fase pré-Libertadores. Infelizmente, outro trabalho que não teve tempo para ser analisado e no ano que vem, o time irá começar do zero novamente.

Deixe uma resposta