Balanço 2018 – Grêmio e Inter

De uma forma geral, o fim de ano é época de rever o que aconteceu ao longo do ano e planejar o ano que vem. Com os clubes isso não é diferente. Começo minha análise sobre os principais clubes do Brasil pelo Sul do país. Grêmio e Internacional não podem reclamar do ano de 2018.

Renato manteve seu ótimo trabalho e teve uma temporada digna de elogios, mesmo com a ausência de títulos importantes. O Grêmio mais uma vez foi o time que apresentou futebol mais agradável de assistir, privilegiando um estilo ofensivo. Uma dupla de zaga que é uma das melhores que vi jogar (Geromel e Kannemann), com o técnico recuperando jogadores desacreditados e uma temporada de altíssimo nível do atacante Everton. Faltou pouco para que o time chegasse na segunda final consecutiva da Libertadores. A conquista do estadual, mesmo mesclando o time durante toda a competição, mostra a qualidade do elenco. Não possui opções no mesmo porte de Palmeiras, por exemplo, mas consegue ter um elenco que permitiu uma boa campanha no Brasileiro, mesmo poupando jogadores.

No Beira-Rio o final da temporada pode ser considerado muito melhor do que o esperado para um time que teve problemas para subir da série B para a série A e tropeçou no estadual. O time começou oscilando no campeonato nacional, mas quando ficou focado apenas no Brasileiro, cresceu de produção sob o comando de Odair e chegou até a ameaçar a liderança do Palmeiras, se não fossem os tropeços na reta final. A temporada teve como destaques Marcelo Lomba (que substituiu muito nem o lesionado Danilo Fernandes), o zagueiro Victor Cuestas e o meio campista Rodrigo Dourado.

Para 2019 acredito que o Grêmio deve continuar entre os times que devem lutar por títulos importantes ao passo que o Internacional deverá trabalhar para ter um time forte para disputar a Libertadores. O que pode pesar é que com exceção dos goleiros, os demais podem ser sondados na próxima janela e suas saídas não seriam facilmente supridas no mercado. Outro ponto a ser citado é que o Tricolor gaúcho conta um elenco com uma faixa etária elevada e que pode ter problemas com lesões, sem conseguir ter qualidade para manter o time em alto nível , como aconteceu nos dois últimos anos.

Deixe uma resposta

Copyright © All Rights Reserved · Green Hope Theme by Sivan & schiy · Proudly powered by WordPress

%d blogueiros gostam disto: