O lado emocional do esporte

Breadcrumb Navigation

Em qualquer esporte, o lado emocional influencia demais no desempenho dos atletas. Torcida contra e a favor, final ou jogo decisivo. Problemas extra-campo. Tudo isso influencia em como o atleta irá corresponder.

Por isso o futebol é um dos esportes que envolvem mais o lado humano, onde os técnicos precisam ter uma percepção de seus jogadores. Motivar jogadores, conseguir a maneira certa de falar, agir com eles para que eles possam fazer seu melhor é complicado

Existem jogadores que gostam da pressão, que com a adrenalida a mil rendem mais, entram ligados no jogo e outros que precisam ter esta carga de responsabilidade retirada de seus ombros para poder render seu melhor.

No tênis, por exemplo, o trabalho do técnico é bem menor. Ele tem que treinar apenas um jogador. Fica mais fácil definir o perfil psicológico dele, analisar o que o motiva, o que o faz render e o que faz seu desempenho cair.

No futebol, o universo é bem mais complexo. São no minimo 11 jogadores, cada um com sua particularidade, com sua personalidade, com sua maneira de ser e agir. O que funciona para um, não funciona para outros, motivo pelo qual o fator motivacional tem sua importância, mas tem que ser dosado, quase que de maneira individual.

Por isso que ao solicitar a contratação de jogadores, alguns técnicos vetam nomes de jogadores com qualidade reconhecida e pedem a contratação de outros que não tem tanto nome, mas que tem um temperamento que se enquadra no grupo.

Deixe uma resposta