Eliminação na Libertadores complica situação de Felipão

Breadcrumb Navigation

O técnico do Palmeiras retornou ao clube na temporada passada, cercado de desconfiança. Mas manteve seu prestígio junto aos torcedores ao levar o clube até as semifinais da Copa Libertadores e garantir o título do Campeonato Brasileiro de 2018.

Só que a forma como o time foi eliminado pelo Grêmio faz com que o cargo de Felipão fique seriamente ameaçado. Sua saída e possíveis substitutos foram os principais assuntos das redes sociais desde o apito final.

Apesar dos bons resultados, o técnico sempre conviveu com cobranças relacionadas ao futebol do time. Sendo um dos poucos clubes com situação financeira estável e com um elenco recheado de opções, era esperado um futebol mais vistoso, que pudesse ter mais variações táticas.

Eliminação dolorida

A falta de opções foi sentida na derrota para o Grêmio nesta última terça-feira (27). O time fez o primeiro gol aos 14 minutos com Luiz Adriano, em falha de Paulo Victor, abrindo vantagem de 2 a 0 no placar agregado. Mas menos de 10 minutos depois o Grêmio não só empatou como virou a partida. E mesmo com mais de 70 minutos de jogo pela frente, o Palmeiras não criou chances reais para empatar a partida, resultado suficiente para garantir sua classificação, mesmo com o goleiro gremista tendo uma atuação ruim, errando em bolas fáceis.

Méritos para o Grêmio

É necessário valorizar a boa atuação do Grêmio. Everton foi o grande nome da partida. Se na primeira partida ele esteve abaixo do esperado, ontem ele colocou a bola embaixo do braço, fez um gol, participou do segundo e criou chances para ampliar o placar. O time de Renato Gaúcho criou chances para marcar o terceiro gol, que mataria a partida.

Falta de planejamento

Outro ponto que pesa contra Felipão é a falta de planejamento na montagem do elenco. Nada justifica ter cinco centroavantes no elenco (Arthur Cabral, Borja, Deyverson, Henrique Dourado e Luiz Adriano) e não ter um meio campista capaz de pensar o jogo mostra erros por parte de Felipão e da direção.

Declínio técnico dos principais jogadores

Felipão não é o único culpado. Jogadores vitais para seu esquema caíram de rendimento após a Copa América. Gustavo Gómez, Luan e Dudu não conseguem ser decisivos como no primeiro semestre.

Futuro de Felipão

É improvável que o técnico seja demitido neste primeiro momento, mas ele dependerá de resultados no Brasileirão, onde também apresenta uma queda técnica, coincidentemente após a pausa da Copa América. Um tropeço contra o Flamengo no próximo fim de semana pode fazer com que o treinador não inicie o mês de setembro empregado.

LEIA MAIS
Veja os melhores momentos do jogo entre Palmeiras e Grêmio pela Copa Libertadores

Deixe uma resposta