Mercado da Bola

Mercado da Bola: Cuidado com as “fake news”

Breadcrumb Navigation

Com exceção do Flamengo (que encara o Liverpool neste sábado), não temos
mais nenhum clube brasileiro envolvido em competições oficiais. Isso faz com
que a maior parte das notícias sejam relacionadas ao Mercado da Bola. Quem
fica? Quem sai? Quem seu time pode contratar? Essa época do ano sempre gera
muita expectativa. E como tudo na internet, também temos diversos boatos e
especulações sem fundamento.

Por isso a orientação contra “fake news” (notícias falsas) também vale para o futebol. Antes de compartilhar ou criticar / comentar alguma notícia procure sempre buscar informações de sites e/ou jornalistas confiáveis. Nessa época do ano as redes sociais são “inundadas” de informações falsas. Perfis jogando informações em busca de “cliques” e “jornalistas” querendo dar o furo, cravar uma contratação em primeira mão.

100% certo apenas quando o contrato estiver assinado

“Fulano está praticamente certo”, “detalhes separam a negociação” e outras manchetes podem deixar o torcedor esperançoso e já comemorar ou lamentar alguma negociação. Mas o Mercado da Bola muda em questão de segundos. Um exemplo recente é em relação ao técnico Jorge Sampaoli. Muitos jornalistas cravaram que ele tinha tudo certo para ser treinador do Palmeiras. E muitos foram no embalo, já imaginando possíveis reforços e mudanças no elenco.

A negociação entre Sampaoli e Palmeiras aconteceu. E pelo clube o negócio realmente esteve próximo de ser fechado. Mas por conta de exigências do treinador, a negociação não foi concretizada.

O futebol está repleto de negociações assim, praticamente fechadas e que depois não dão certo. Então na dúvida, questione. Se a pessoa não for de algum veículo confiável, pergunte qual a fonte. Como leitor, exija os fatos. Dessa forma você poderá ver quais pessoas têm credibilidade e você pode confiar. Dessa forma você saberá quem merece sua audiência. Valorize seu direito como leitor. Sempre.

Deixe uma resposta