O Corinthians de Tiago Nunes

Breadcrumb Navigation

Apresentado oficialmente pelo Corinthians nesta segunda (06), Tiago Nunes mostra que devemos esperar um Timão diferente em 2020

Apesar de afirmar que não repete esquemas táticos, devemos esperar um time mais leve e técnico. A montagem do elenco deixa isso evidente, principalmente com os atletas que chegaram e aqueles que não vão ficar no elenco.

Reforços confirmados no Corinthians

O clube já confirmou as contratações de Luan, Cantillo e Sidcley. Todos com qualidade no passe e que ajudam na criação das jogadas. Sinal de que podemos esperar um time com mais variações táticas na parte ofensiva.

Saída de jogadores

Algo que surpreendeu na coletiva foi o fato de Tiago Nunes liberar Ralf e Jadson por acreditar que os dois não possuem as características de jogo que ele pretende implantar. Apesar da história dela ambos no clube, a saída é acertada. O volante ainda tem um ótimo posicionamento, mas sente a idade e não tem o passe como uma das suas melhores qualidades. Já o meia sobra na questão do toque de bola, mas não parece ter a vitalidade para o estilo de jogo que devemos ver em 2020.

Possíveis esquemas táticos

O Corinthians ainda tenta fechar a contratação de um atacante de beirada e o plano A é Michael do Goiás. Caso consiga esse reforço, o técnico pode começar o ano com um esquema tático similar ao de 2019, mas com mais qualidade. E Boselli deverá ser o jogador mais beneficiado em qualquer escalação. A tendência é que em 2020 a bola chegue com mais qualidade ao centroavante.

4-2-3-1 – Cássio; Fagner, Gil, Pedro Henrique (Avelar / Bruno Mendez) e Sidcley; Gabriel, Cantillo; Pedrinho, Luan e Michael; Boselli.

Caso Michael não seja contratado, o técnico pode arriscar o mesmo esquema, mas com Janderson (driblador e técnico, mas que precisa ser lapidado) ou Everaldo (que sofreu com lesões em 2019).

4-4-2 – Cássio; Fagner, Gil, Pedro Henrique (Avelar / Bruno Mendez) e Sidcley; Gabriel, Cantillo; Pedrinho, Luan; Boselli e Vagner Love.

Uma opção sem Michael no elenco e caso os dois outros jogadores não correspondam. Esquema que chegou a ser utilizado em 2019, mas que teria que ter Love jogando como atacante, mais próximo ao gol.

4-3-2-1 – Cássio; Fagner, Gil, Pedro Henrique (Avelar / Bruno Mendez) e Sidcley; Gabriel, Cantillo e Camacho; Pedrinho, Luan; Boselli.

Uma opção com três volantes, sendo dois que podem apoiar o ataque. Este esquema daria mais liberdade para Pedrinho e Luan além de contar com apoio dos laterais.

3-5-2 – Cássio; Mendez, Gil e Pedro Henrique (Avelar); Fagner, Cantillo, Gabriel, Pedrinho e Sidlcley; Luan e Boselli.

Ao contrário do que pode parecer um esquema com três zagueiro seria muito ofensivo. Com esta escalação seria possível aproveitar o lado ofensivo dos dois laterais, tendo um meio de campo com qualidade no passe e com Luan livre para flutuar no ataque.

Deixe uma resposta