AS MÃES DOS ÁRBITRO DE FUTEBOL

Breadcrumb Navigation

11/05/2006 – Quem já assistiu a pelo menos uma partida de futebol sabe qual é a principal homenagem que a torcida faz à mãe do árbitro.

O futebol tem certos vícios que se tornaram costume e há quem diga que isso é cultura do torcedor brasileiro.

Homenagear a mãe do juiz é um deles, ou melhor, é o principal desses costumes. Antes mesmo de começar o jogo, ao pisar no gramado ou chão de terra batida, ela já é ouvida, e esta situação predomina até mesmo depois do jogo, nas rodinhas dos botecos, onde torcedores se reúnem para tomar as famosas “saideiras” para depois ir pra casa e aguardar aquela musiquinha do Fantástico, sinalizando que a semana está pra começar.

Não importa quem venceu ou quem foi vencido, todos têm algo incomum – não esquecem de homenagear a mãe do juizão. Mães estas que muitas vezes não estão mais aqui pra dar o apoio maternal aos seus filhos, pois assim quis o Senhor. Mas isso, para esses fanáticos, não têm importância, o negócio é transferir pra ela a responsabilidade do seu time ter perdido o jogo ou o campeonato. E dizem que isso é cultura de brasileiro …

Neste mês comemoramos o dia das mães. É Importante frisar que na verdade o dia das mães são todos os dias e que devemos dar a ela total respeito pelas noites perdidas, pelas inúmeras idas ao médico e postinhos de saúde, onde certamente enfrentou horas e horas na fila de espera pra ser atendida. Sem contar todos os conselhos repassados, que muitas vezes demos as costas por entender que ela estava errada. Engano nosso, o amor dela nunca colocaria um filho em perigo.

O parágrafo acima pode explicar como o árbitro se sente quando alguém fala de sua mãe de maneira leviana. Lógico que todos os árbitros têm preparo psicológico suficiente para fazer de conta que tais palavras não vêm de encontro com sua mãe, isso é, são apenas palavras, sem significado e, certamente são ditas sem o uso de consciência. Sabemos que aqueles que estão homenageando nossa mãe também têm mãe e, certamente, não gostariam que ninguém fizesse tais homenagens as suas próprias mães.

Não importa que os outros dizem de sua mãe o importante é que ela é a sua mãe, e que durante todos os dias você dará de total coração o devido respeito à ela.

Parabéns a todas as mães dos árbitros de futebol, e também as demais, pois são mães também.

Por Valter Ferreira Mariano

Deixe uma resposta