Flamengo

Domènec Torrent e sua prova de fogo no Flamengo

Breadcrumb Navigation

Treinador espanhol terá um grande desafio pela frente no comando do Rubro-negro

A saída de Jorge Jesus trouxe um grande problema para os dirigentes do Flamengo. O clube, de forma acertada, buscou por nomes que pudessem manter a filosofia implantada pelo treinador português em 2019.

Após sondagens e rumores o clube acertou com o técnico Domènec Torrent, ex-treinador do New York City e que trabalhou anos como auxiliar de Pep Guardiola (Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City).

Torrent terá uma missão complicada pela frente. Ele não está assumindo um time em crise, que venha de uma sequência de jogos ruins ou mesmo jejum de títulos. Ele irá assumir o time que foi referência na América Latina no ano passado. O nível de futebol que será exigido dele no Flamengo será o mesmo ou melhor do que o que time exibiu sob o comando de Jorge Jesus.

Escolhas erradas podem arruinar o que foi construído

É inegável que o Flamengo possui o melhor elenco do Brasil. No banco de reservas temos jogadores que seriam titulares em quase todos os times que disputam a Série A.

Mas ao contrário do que alguns afirmam, o trabalho não será simples. Não basta apenas dar as camisas e deixar que os jogadores façam seu trabalho.

Nenhum profissional trabalha da mesma forma que outro. Torrent não é um clone de Jorge Jesus. E o fato de ter um elenco estrelado não é garantia de sucesso.

Basta lembrar que Abel Braga deixou o time em 2019, cobrado pela falta de resultados e com praticamente o mesmo time que JJ comandou. Uma das suas declarações mais marcantes foi que o Fla não podia ser “um time de índios” e jogar apenas com um volante de contenção. Algo que o técnico português implementou e deu muito certo.

Mudança tática?

Torrent gosta do esquema 4-3-3, tendo dois atacantes de velocidade abertos pelos lados. O atual time do Flamengo possui opções para isso. Além de Bruno Henrique, ele poderia utilizar Michael ou Pedro Rocha na outra ponta.

O problema seria definir quem sairia do time. Um dos meias precisaria ir para o banco de reservas para o espanhol utilizar esse esquema. Como mexer em Arrascaeta ou Everton Ribeiro? Sacar um dos volantes parece ainda mais improvável.

A situação nesse caso será “facilitada” caso o Flamengo receba propostas do exterior na próxima janela. A saída de jogadores pode favorecer a mudança tática.

Pressão no Flamengo

O torcedor rubro-negro se acostumou a ver o time dar show dentro de campo e comemorar títulos.

O Flamengo é o favorito para os títulos da Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro. Qualquer coisa abaixo disso fará com que o trabalho de Torrent seja questionado.

Por outro lado, um bom trabalho à frente do time carioca poderá fazer com o que o treinador abra suas portas no mercado europeu, vide o que acontecer com Jorge Jesus.

Deixe uma resposta