A dura caminhada cruzmaltina.

Breadcrumb Navigation

Assisti ao jogo do Vasco esse final de semana contra o Bahia e percebi o porque da jornada cruzmaltina não ser fácil.
Na verdade minha opinião começa sobre a série B desse ano ser o campeonato mais fraco dos últimos 10 anos, sendo que eu achava que a do ano passado tinha sido o campeonato mais fraco mas a verdade é que no ano passado o Corinthians aproveitou o baixo nível técnico da série B para organizar a casa e, sem turbulências subir com sobras, coisa que o Vasco não vem fazendo e nem dá mostras de que conseguirá.

Se analisarmos a performance do clube do Rio de Janeiro até que tem sido razoável, pois até aqui só perdeu 4 vezes mas a verdade é que foram 4 derrotas em momentos decisivos e essa última contra o fraquissimo Bahia deixou o time fora do G4 da série B, uma posição que o time cruzmaltino não tem conseguido manter estabilidade ao longo do ano.
Mas tudo isso é reflexo de diversos fatores, dentre eles podemos citar o peśsimo nível técnico, administrativo e de mercado que o futebol brasileiro não só se encontra mas que no decorrer dos anos o próprio mercado futebolístico brasileiro tem impulsionado os clubes nacionais para baixo.
Quanto ao Vasco, infelizmente cito que é um clube que tem vivido um momento dificil mas o departamento de marketing do clube tem trabalhado e no meu ponto de vista os únicos beneficiados são os diretores do clube e o próprio departamento de marketing pois o time em si é muito fraco e não inspira confiança, tanto que a própria torcida cruzmaltina já começou a desanimar e o clube já experimentou publicos pequenos em partidas em casa. Afinal paciencia tem limite.
Ainda falando de Vasco, a diretoria do clube fez pouco investimento para o campeonato brasileiro, pois tirando o campeonato carioca como base, já deveria saber o que o resto do País já viu, que o ataque do time precisa de investimentos fortes pois jogadores que perdem 3 a 4 gols cara a cara com o goleiro, como faz o tal do Elton toda a partida, não podem atuar em um clube com a grandeza do Vasco.
A defesa do time é a mais estável desde a era Mauro Galvão (1997-2000), exceto nesse jogo contra o Bahia que tomou 2 gols de zagueiro (do mesmo zagueiro diga-se de passagem) e o meio-campo é mediano mas não compromete muito pois desde o primeiro colocado até o último, os times são muito fracos e o setor defensivo desses times não se destaca, portanto o meio-campo do Vasco está no nível das defesas dos adversários.
Com essa defesa e o ataque do ano passado, por exemplo, o Vasco seria campeão brasileiro e melhor time da série A, mas quando um clube contrata um atacante, Aloísio Chulapa, que só poderá atuar 4 meses depois, sendo que o setor tem necessidades urgentes, podemos pensar o quão inexperientes são os comandantes do clube.
Sem contar os novos-velhos problemas de jogadores com contrato de aluguel, tipo Rodrigo Pimpão, Jeferson, Fernando e outros, pois o Vasco, através de Eurico Miranda, inaugurou a era dos jogadores que atuavam com número de partidas contratadas e com aumento de salário baseado em sua produtividade e que arrebentavam várias partidas e do dia para a noite iam para o banco de reservas, algumas vezes com a desculpa de que estavam contundidos, outras por casos não confirmados de indisciplina e outras sem desculpa alguma mas pelo que vejo, na era Roberto Dinamite nada mudou nesse sentido, pois Ramon mesmo jogando um futebol muito superior a muitos ali presentes está na Berlinda podendo ir ao banco, não é Dorival ?
E o dentista Rodrigo Pimpão ? Porque não joga ?
E Jeferson ? 3 meses machucado ? Pelo que me lembro quando foi para a reserva, ele estava em grande fase no time. O caso do Jeferson se agrava quando percebemos que não aproveitá-lo só atesta incompetência e/ou inexperiência dos dirigentes cruzmaltinos pois Jeferson foi pivô da perda de pontos do Vasco e da eliminação eventual do clube na Taça Guanabara.
E para não falar do Fernando, que está a 6 meses sem jogar devido a contusão. Que contusão é essa ? Por acaso caiu a perna do jogador ?
Que departamento médico é esse que tem casos de contusão se arrastando por mais de 3 meses ?

E para fechar com chave de ouro, um clube necessita de um bom ataque, pois o tal do Elton não jogaria no ABC (com todo respeito ao ABC) e contrata um atacante que só poderá atuar 4 meses depois, só pode ter algum problema de inexperiência administrativa.
Talvez seja o ano de aprendizado que o time atual de administradores necessitam para colocar a casa em ordem mas do jeito que o barco segue, talvez não saia desse mar tão cedo quanto muitos desejam.

Leidson Campos
PlanetaGol – Futebol & CIA.

Deixe uma resposta