OS FATORES QUE OS COMENTARISTAS NÃO COMENTAM.

Breadcrumb Navigation

04/07/06 – Em tempos de Copa do Mundo é impossível não ouvir ou assistir uma partida de futebol. Seja no velho e bom radinho de pilha ou na moderna televisão de plasma, e dessa maneira é impossível não observar as críticas sobre o desempenho dos árbitros e seus assistentes.

Estas críticas sempre são emitidas de forma negativa e fere a imagem do árbitro, o transformando no principal vilão pela derrota, quer deste ou daquele time. Elas são combustível na formação da opinião entre os torcedores, opinião que o árbitro roubou sua paixão, roubou o seu time de coração.

Simples e cômodo ver a arbitragem superficialmente. Detectar erros através das câmeras de televisão em seus mais variados ângulos de posicionamento, em slow motion, no tira-tema, agora no super tira-tema. O difícil é observar os fatores que compõe a dinâmica de arbitrar uma partida de futebol, estes sim deveriam ser avaliados e comentados, passando a verdadeira imagem do árbitro para o torcedor.

Fatores como a colocação e o deslocamento do árbitro durante a partida, pois uma péssima colocação e um deslocamento lento pode fazer a diferença num lance decisivo. Um assistente bem colocado nunca perde um impedimento. Um árbitro que tem ótimo deslocamento, sempre estará próximo da jogada. Assim ambos terão sempre um excelente posição para determinar se houve ou não irregularidade.

Outro fator que deveria ser avaliado é posicionamento nas bolas paradas, por exemplo: num escanteio (tiro de canto – regra nº 17), onde o árbitro deverá estar no lado oposto e afastado do bolo de jogadores e sempre com os olhos voltados para a posição do goleiro.

O preparo físico será colocado em prova sempre que o árbitro necessitar de um deslocamento rápido, isso também se aplica nos assistentes, pricipalmente num contra ataque veloz onde sua corrida será sempre com os olhos atentos para a posição da bola e do penúltimo defensor.

Um boa sinalização não deixa duvida de quem é a posse da bola. Inibe os empurrões e bate boca entre os jogadores que querem a mesma coisa, ou seja: a bola.

São fatores que os “peritos em arbitragem” deixam de comentar durante as partidas, pois o foco principal é dizer que o árbitro errou ao deixar de marcar um penalti, afirmação esta feita depois de visualizar a jogada através de vários ângulos, e são estes ângulos que o humano chamado de árbitro não possui para determinação ou não da irregularidade.

Por Valter Ferreira Mariano

Deixe uma resposta