OPORTUNIDADE PARA O SUCESSO DO ARBITRO DE FUTEBOL

Breadcrumb Navigation

Como ter sucesso na arbitragem. Para a maioria dos árbitros, o sucesso não é um conceito claro. Muitos não pensam em obtê-lo. Talvez imaginam que o sucesso é exclusivo de uma minoria e esquecem que o sol nasce para todos. Uma pena.

Como qualquer outra pessoa, o árbitro de futebol tem que mentalizar que o sucesso não é sorte.

Podemos avaliar algumas pessoas que fizeram sucesso sem merecer e concluir que este sucesso foi uma coisa passageira, sem fruto, vazio, apenas uma brisa que passou e que nunca será lembrado pelos seus feitos. O sucesso só terá sentido se for duradouro e para isso ele deve ser forjado com a ética, a moral, comportamento e principalmente com o seio familiar.

Hoje com a globalização, um profissional que quer ter sucesso deve ter um amplo conhecimento dos acontecimentos relacionados com sua profissão. O árbitro de futebol deve ter este mesmo direcionamento. Não pode ficar alheio as pequenas mudanças no texto da Regras, até mesmo numa simples alteração de uma vírgula, pois este conhecimento fará a diferença entre o sucesso e a brisa passageira.

O comprometimento com a arbitragem é um bilhete rumo ao sucesso. Sempre ouvimos frases do tipo “não basta vestir a camisa, tem que suar a camisa”, sabemos que para obter o objetivo traçado, devemos nos doar de corpo e alma, ficar sempre atentos para pequenos detalhes e nunca ter o velho como espelho e sim olhar para frente, para o mordeno, para o novo, então poderemos perceber que a carreira esta decolando.

A cooperação aliada a amizade é uma forma de seguir em passos largos ao sucesso. Ninguém é mais forte sozinho, a união faz a força. Este conceito é fundamental na arbitragem, pois o árbitro não arbitra uma partida sem a cooperação dos assistentes e do quarto árbitro e vise-versa. Pela cooperação sua arbitragem estará sempre em processo evolutivo e sempre estará no rumo do sucesso.

Esta dinâmica exigirá cada vez mais esforço físico como mental, portanto o árbitro deverá esta sempre preparado. Abrir mão do tempo escasso que possui para treinar em pró do bate-papo com os amigos numa mesinha de barzinho, certamente o deixará ano-luz do sucesso.

O árbitro deverá ter em mente que a oportunidade para o sucesso será como o velho ditado do cavalo celado, quando passar, monte. Quem estiver preparado, certamente saberá aproveitar esta montaria. O árbitro tem que ter a consciência que a oportunidade não irá acontecer uma ou duas vezes na vida. Para poucos três. Para muitos elas nem serão identificadas. Equivale a dizer que o sucesso bateu em sua porta e você não estava em casa para recebê-lo. Faz tempo que escutamos e hoje é mais verdade do que nunca: temos que estar na hora certa, no lugar certo e com as pessoas certas, para podermos identificar, abraçar e aproveitar as oportunidades de sucesso. Ou a oportunidade.

Deixe uma resposta