SURGI O ÁRBITRO DE FUTEBOL

Breadcrumb Navigation

09/08/06 – Vamos imaginar uma partida de futebol sem o árbitro. Como seria disputada, haveria o fair play entre os jogadores?

Pois bem. Vamos voltar um pouco na nossa maquina do tempo e saber como surgi este personagem tão mau amado pela sociedade futebolística.

Desde a criação do esporte bretão, os jogadores eram os que acusavam as infrações cometidas. Acreditavam os ingleses no seu cavalheirismo, no fair play britânico. Mas como toda regra tem sua exceção, haviam os espertinhos, os que não possuíam sangue azul, quando cometiam uma infração, os mesmo não acusava. E isso e tornou algo que feria a pratica do esporte. Então, a solução do problema veio em 1871 com a criação do árbitro de futebol, aquele que decidiria e apontaria as infrações cometidas dentro do solo sagrado.

Os primeiros árbitros atuavam fora do campo de jogo e para sinalizar as infrações, se utilizavam de uma bandeira de cor vermelha, com 15 x 15 centímetros, porém esta bandeira não era tão eficaz, muitos jogadores alegavam que não viram a sinalização do árbitro, e assim seguiam na jogada, provocando mais tumultos e muitas paralisações para reclamar com a arbitragem.

Em 1881, o árbitro ganha um apito. Instrumento que, silvado, interrompia com mais facilidade a partida, agilizando o procedimento das cobranças das infrações, acabando com o aceno da bandeirola.

Em 1891, para evitar as constantes faltas, as faltas duras nos adversários principalmente próximas as metas, com a clara possibilidade de consignar um gol, cria-se o pênalti, para as infrações ocorrida na grande área (área penal). Pênalti é um tiro livre direto, cobrado de uma marca a 11 metros do centro do gol (regra 14).

No ano seguinte o árbitro ganha dois assistentes (regra 06), conhecidos popularmente como bandeirinhas, com a finalidade de diminuir e dividir as funções do árbitro durante a partida. Os árbitros assistentes passaram a ser mais úteis com o surgimento do impedimento (regra 11) em 1907.

Em 1894, uma resolução importante para o futebol: as decisões do árbitro passam a ser irrecorríveis, exceto quando este comete um erro de direito, que ocorre na má interpretação e aplicação das Leis do Jogo.

No atual contexto que envolve o futebol mundial, o árbitro tem que está sempre acima da média, passou a ser uma figura importante, pois uma decisão equivocada pode determinar a perda de um campeonato a uma clube que investiu milhões de reais na formação do seu time.

Deixe uma resposta