O Brasil que é hexacampeão

Breadcrumb Navigation

Graças a influência de meus irmãos o vôlei é um esporte que me agrada, sendo um dos que mais prefiro praticar. Há tempos atrás, o vôlei disputava com o basquete o posto de segundo esporte na preferência nacional. Só que hoje esta comparação não pode ser feita. O nosso vôlei virou referência mundial´, somos os adversários a serem superados em praticamente todas as categorias, seja no indoor, seja na areia.

Não é a toa que neste último domingo o Brasil conquistou o Hexa da Liga Mundial. È verdade que perdemos uma invencibilidade que durava 26 jogos e que a final foi sofrida (com uma virada espetacular em cima da França, depois de perdemos os dois primeiros sets).

Os nosso dirigentes de futebol deveriam se espelhar no trabalho dos profissionais do vôlei, em vários aspectos:

– Jogadores: Tal qual no futebol, os nossos jogadores de vôlei possuem um ótimo mercado no exterior, recebem propostas para jogar em times de ponta, mas o mercado nacional consegue montar times competitivos, que nos dão condição de contar com estrelas jogando por times na SuperLiga, valorizando ainda mais o campeonato;
– Dedicação dos jogadores: Jogadores renomados, com vários títulos na carreira e com uma ótima condição financeira, mas que sempre tem o prazer de se apresentar a seleção, defender as cores do seu país, com uma rotina de treinamentos exaustivos e sem deixar vaidade passar por cima do grupo (prova disso é que nenhum jogador reclama de estar no banco de reservas)
– Bernadinho – O técnico da seleção é um caso a parte em todo este processo vitorioso. Primeiro, tem uma comissão técnica de altissimo nível, que permite ao treinador montar a seleção com os melhores jogadores disponíveis, além de passar ao treinador um vasto material sobre seus adversários, pontos fracos e fortes de cada seleção. Além disso, o treinador é um perfeccionista, que exige o máximo da seleção, mesmo com ela ganhando, tendo sucesso. Ele enxerga falhas no time, cobra ao máximo seus jogadores, fazendo com que eles cheguem ao seu limite nos treinos. Isso obriga o time que enfrenta o Brasil a ter que fazer uma partida praticamente perfeita. Se isso não ocorrer, o time consegue se estruturar e consegue entrar no jogo. O outro ponto é que o técnico consegue nivelar seus jogadores e sabe o que exigir de cada um, motivo pelo qual o time consegue manter um alto nível mesmo com os reservas em quadra.

Somos os melhores do mundo, mas para se manter neste nível é necessário que a seleção se esforce sempre para manter este alto nível de competição, num esforço desgastante de jogadores e comissão técnica onde os resultados obtidos mostram que todo este esforço tem resultado.

São vários pontos onde os envolvidos no futebol (jogadores, treinadores e dirigentes) poderiam se espelhar. Basta querer

One Reply to “O Brasil que é hexacampeão”

Deixe uma resposta