Paulistão (infelizmente) começando

Breadcrumb Navigation

Fim de semana teremos mais um campeonato paulista começando. E para variar os estaduais, que eram tão charmosos tempos atrás hoje são competições esvaziadas, que não despertam mais o interesse de muitos torcedores, ocupando um espaço desnecessário no cada vez mais apertado calendário brasileiro.

O regulamento que classifica os oito melhores para a fase de playoffs praticamente descarta surpresas para os grandes paulistas, com a Portuguesa inclusa nesta lista. Apenas uma campanha muito ruim deixa qualquer um deles de fora. Duvido que tenhamos vários times do interior fortes para surpreender nesta temporada.
Se fosse um regulamento classificando apenas os quatro melhores teríamos tudo para ter um campeonato fortíssimo. São Paulo e Palmeiras entram pressionados por conta do tempo sem títulos, enquanto que a Portuguesa chega com a base campeã da série B. As exceções (até por conta do regulamento) são Santos (onde os titulares ainda estão de férias) e Corinthians (que deve focar-se na Libertadores).

Pensando nos reforços, temos o Corinthians que aposta na base do ano passado e com contratações de jogadores que devem ser testados no Paulistão. O que pesa contra o time é ausência de um craque que possa decidir a partida (Alex e Liedson são grandes jogadores, mas não considero nenhum deles craque). Além disso, falta um reserva para a posição de volante de marcação, onde a ausência de Ralf pode pesar.

Palmeiras entra pressionado por conta da falta de títulos, mas a chegada do argentino Barcos, credenciado pela temporada na LDU abre uma perspectiva interessante. Pode ser o centroavante que tanto fez falta ao time na temporada passada. O lateral Julinho pode vir a resolver a lateral esquerda do time e deixar o alviverde com opção de jogadas de qualidade por ambos os lados do campo. O que pode comprometer o time é a zaga, que caiu demais no fim do ano passado e o setor de criação, onde Valdivia é um ponto de interrogação e não acho que Daniel Carvalho possa ser alguém em quem devemos apostar as fichas.

A Portuguesa não pode ser descartada. Jorginho fez um bom trabalho e inclusive deve ser um dos técnicos de ponta em breve. Manter a base campeã da Série B credencia o time a sonhar com o título paulista. Por mais que seja esperado que os grandes entrem com força total na fase final do campeonato, a Lusa merece ser respeitada. O fato que pode atrapalhar o time é a falta de “peso” da camisa, que pode atrapalhar na reta decisiva.

Com o Santos a situação também não é diferente. Com os titulares ainda de férias, temos a tendência que eles possam entrar voando na reta final do Paulistão. A chegada do lateral Fucile pode qualificar o time, enquanto que Neymar ainda vai ser o diferencial do clube. Resta saber como Ganso irá começar a temporada. E ainda temos o setor defensivo como sendo o ponto fraco do time, com a indecisão sobre a lateral esquerda e a dupla de zaga.

E o São Paulo dá uma perspectiva diferente para os torcedores tricolores. O fato de Juvenal mudar o elenco, dispensando vários jogadores e com reforços interessantes, como Cortês e Fabricio. Tenho apenas minhas dúvidas sobre como será a performance de Jadson, se ele irá ou não resolver o problema do meio de campo tricolor. Além disso, temos que pensar que a lateral direita continua sendo um problema, já que Piris apesar de bom potencial, ainda não convenceu. Falta também um parceiro de ataque para Luis Fabiano (onde Lucas será testado pelo menos neste começo de temporada).

Não arrisco um palpite neste começo de campeonato, mas confesso que gostaria de estar errado e poder presenciar um grande paulistão forte, com o interior surpreendendo os grandes.

Deixe uma resposta