FALTA DIRETA OU DOIS TOQUES

Hoje vamos falar a respeito da regra 13, os tiros livres, que no vocabulário da língua futebolítica é chamado de falta direta ou dois toques.

Os tiros livres se dividem em duas categorias, os tiros livres diretos e os indiretos. Para executar qualquer um destes tiros a bola deverá estar imóvel e seu executor não poderá voltar à toca-la antes que outro jogador à toque.

Da cobrança de um tiro livre direto poderá ser obtido um gol se a bola entrar na meta adversária diretamente, sem que haja outro toque. Agora, se na cobrança de um tiro livre direto for executado contra a própria meta, não será concedido um gol e sim um escanteio (tiro de canto – regra 17) à equipe adversária.

No tiro livre indireto (dois toques) o árbitro (regra 05), indicará (sinal) levantando qualquer um dos braços ao alto, onde deverá mantê-lo nesta posição até que o tiro seja cobrado e abaixando quando outro jogador toque a bola ou que a mesma saia de jogo (regra 09 – bola em jogo ou fora de jogo).

Para ser válido um gol originário de um tiro livre indireto deverá obrigatoriamente haver um segundo toque, mesmo que este toque seja de um adversário, inclusive o goleiro adversário, antes de entrar na meta. Porém, se esta bola entrar diretamente na meta adversária o gol não será válido e um tiro de meta (regra 16) será concedido a equipe adversária. Ainda, se este tiro livre indireto entrar diretamente na meta do próprio executor, um tiro de canto (regra 17) será concedido á equipe adversária.

Para execultar um tiro livre, alguns procedimentos deverão ser observados e cumpridos.

Tiro livre dentro da área penal (grande área)
Tiro livre direto ou indireto a favor da equipe defensora

Na execução de um tiro livre, todos os jogadores adversários deverão permanecer fora área penal até que a bola esteja em jogo, ou seja, somente quando a bola tiver sido lançada diretamente para fora da área penal.

Um tiro livre concedido na área de meta (pequena área) poderá ser lançado de qualquer ponta da dita área.

Tiro livre indireto a favor da equipe atacante

Todos os adversários deverão encontra-se no mínimo a 9,15 m da bola até que esta esteja em jogo, salvo quando se encontram colocados sobre sua própria linha de meta entre os postes da meta. A bola entrará em jogo quando colocada em movimento.

Quando este tiro ocorrer dentro da área de meta (pequena área) será observada as condições especiais da regra 08, ou seja, será cobrado na parte da linha da área de meta, paralela à linha de fundo, no lugar mais próximo onde se cometeu à infração.

Tiro livre fora da área penal

Todos os jogadores adversários deverão encontrar-se no mínimo a 9,15 m da bola até que esta esteja em jogo. A bola entrar em jogo no momento em que é chutada e se põe em movimento. Este tiro será cobrado no local onde ocorreu a falta.

Se na execução de um tiro livre um adversário encontra-se mais próximo da bola do que a distância regulamentar, o tiro será repetido.

Se a equipe defensora executar um tiro livre desde sua própria área penal, sem que a bola entre em jogo diretamente, o tiro será repetido.

Tiro livre cobrado por qualquer jogador exceto o goleiro

Se a bola estiver em jogo e o executor do tiro toca pela segunda vez a bola (exceto com suas mãos), antes que esta tenha tocado em outro jogador, será concedido um tiro livre indireto à equipe adversária no lugar onde ocorreu a infração*

Se a bola estiver em jogo e o executor do tiro tocá-la intencionalmente com as mãos, antes que ela tenha tocado em outro jogador, será concedido um tiro livre direto à equipe adversária no lugar onde ocorreu a infração*, porém, se esta infração for cometida dentro da sua área penal um tiro penal (regra 14) será concedido a equipe adversária.

Tiro Livre executado pelo goleiro

Se a bola estiver em jogo e o goleiro tocá-la pela segunda vez (exceto com suas mãos) antes que qualquer outro jogador a toque, um tiro livre indireto será concedido a equipe adversária onde ocorreu a
infração*

Se a bola estiver em jogo e o goleiro tocá-la intencionalmente com as mãos, antes que ela tenha tocado em outro jogador, um tiro livre direto será concedido a equipe adversária se a infração ocorrer fora da área penal do goleiro. Agora, se esta infração ocorrer dentro de sua área penal, um tiro livre indireto será concedido a equipe adversária no local onde ocorreu a infração*

* Condições especiais da regra 08, ou seja, será cobrado na parte da linha da área de meta, paralela à linha de fundo, no lugar mais próximo onde se cometeu à infração.

arbitragem12

Add a comment »5 comments to this article

  1. Se no tiro livre indireto o mesmo jogador tocar as 2 vezes na bola o que o árbitro deve fazer?

    Responder

    • Boa tarde Tiago.
      Nesse caso o arbitro deve da tiro livre indireto a outra equipe adversaria. No caso a famosa reversão)

      Responder

  2. No caso do livre inderecto abola tem ki movimentar do lugar?

    Responder

  3. Bom dia meu nome e marcos quando uma falta e de dois toques abola tem que rolar ou nã

    Responder

  4. Se o jogador de linha pegar de mão fora da area é tiro livre direto ou indireto?

    Responder

Deixe uma resposta

Copyright © All Rights Reserved · Green Hope Theme by Sivan & schiy · Proudly powered by WordPress

%d blogueiros gostam disto: