A CRIANÇA E O ÁRBITRO DE FUTEBOL

Breadcrumb Navigation

O futebol é o principal esporte praticado em todo mundo. A criança quando nasce, sendo menino, certamente receberá uma bola de presente. Esta o acompanhará para sempre, em casa, na escola, no campinho de terra batida, no clube, em qualquer outro lugar onde possa chutá-la.

A criança praticará o futebol sem nenhuma obrigatoriedade, este nível vai aproximadamente até, no que diz respeito à prática das regras. Neste primeiro estágio ela não dá qualquer atenção ou valor à necessidade das regras, o que importa é chutar a bola.

Um segundo estágio se inicia quando a criança começa a praticar o futebol no sentido de equipe. Observando que não está mais só dentro de um espaço e que algo novo deve ser respeitado, as regras. Este ponto é claramente visto quando a criança demonstra sua competência para criar sua própria regra, se adaptando ao momento que obriga esta mudança, por exemplo: um menor número de jogadores (regra 03) ou até mesmo colocando como traves ou metas (regra 01) duas latinhas de refrigerante.

Logo podemos visualizar a chegada do terceiro estágio na vida futebolistica da criança, onde sua consciência do caráter arbitrário passa para a necessidade de uma cooperação mútua entre os competidores, resultando na obrigatoriedade de respeitar as regras do jogo.

Como jogador, a criança passa ver um novo personagem, o árbitro de futebol. Para ela este homem de preto representa a lei, sem ele não há jogo, nele será depositado toda a confiança e respeito. O árbitro será visto como indispensável, infalível e incorruptível. Neste estágio a função do árbitro será de um educador, transmitindo as crianças todo seu conhecimento e desenvolvimento da noção das regras do jogo de futebol.

Também neste estágio o árbitro terá sua melhor escola de aprendizagem para ser um árbitro respeitado. Ele passará por um verdadeiro vestibular ou seja, passará pelo crivo dos pais. Emoção e o coração estarão sempre a frente de qualquer crítica feita por um pai a um árbitro.

O árbitro ainda terá como principal função passar a criança o respeito ao fair play (jogo limpo). Impedir a violência . Exigir que nenhum adversário seja humilhado ou abusado por razões raciais, étnicas ou religiosas. E que o futebol faz amigos.

As crianças mais velhas, em seu último estágio, admitem que o árbitro pode equivocar-se e que suas decisões podem ser discutidas. Passando não ser o senhor único da verdade. Porém sabem que sua decisão no momento da partida deve ser amplamente respeitada e aceita.

Infelizmente para o futebol, a criança vê no pais a principal figura relacionada com a verdade, e sendo assim, quando ela observa seu pai criticar abertamente o árbitro, ela se sente no mesmo direito. Onde nasce o vício que o árbitro será sempre o causador da sua derrota.

VISITE O SITE DA APAF – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ÁRBITROS DE FUTEBOL[photopress:_2_zWI_gI_0Y57_rY_a32_pTR_1.jpg,full,centered]

One Reply to “A CRIANÇA E O ÁRBITRO DE FUTEBOL

  1. poxa isso legal…eu to fazendo educação fisica e gostaria de saber se vcs tem alguma materia,artigo q fala da visão dos pai da crinaça no futebol..eu to fazendo um estudo d monografia..desde ja agradeço

Deixe uma resposta