Institutos de Pesquisas, a próxima praga a ser combatida ??

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Muito conhecemos sobre a história recente do Brasil, principalmente de corrupções guerras entre partidos políticos e personalidades políticas que se colocam acima do bem e do mau. Também conhecemos que o Brasil é um País altamente manipulável, devido a pobreza de seu povo, falta de educação, falta de perspectiva de crescimento, enfim, por todas essas questões que conhecemos e sabemos que a maior parte do Brasil, tirando alguns estados onde o nível de vida e educação são mais eleveados, para o restante do País é preciso apenas um prato de feijão, muito futebol e novela da Globo para que tudo esteja bem.

Quando pensamos em um mecanismo capaz de manipular a opinião das pessoas, pensamos em primeiro lugar na televisão e dentro do universo Televisão pensamos na rede Globo como um instrumento de manipulação de opinião, mas nos esquecemos que o rádio também é, em menor escala é claro, e em outras época já foi o maior instrumento capaz de manipular e inclusive gerar pânico e destruição.

Maior manipulação da História da mídia

Um bom exemplo é o caso do Norte Americano Orson Welles que em 1938 reproduziu no rádio, quando o mesmo era o maior meio de comunicação da época, uma narração do livro Guerra dos Mundos, como sendo um fato real, ou seja, os marcianos estavam invadindo a terra e exterminando os terráqueos.

Isso causou pânico na população americana, onde muitos se esconderam se protegeram com armas e inclusive sairam disparando tiros contra objetos que aparentavam ser OVNIs. Talvez esse tenha sido o primeiro caso de manipulação de um veículo de comunicação que se tenha registro na história mundial.
Mas os tempos mudam e os objetivos para manipulação de opinião também e atualmente vivenciamos no Brasil e no mundo, um novo fenômeno, o fenômeno das pesquisas de opinião.

Manipulação na área de tecnologia ou Marketing ?

Tecnologias são inseridas na mente da população com base em estatísticas de institutos de pesquisas e o maior exemplo atual vemos na famosa guerra dos sistemas operacionais, onde o Windows é dominante e o Linux vem na cola, onde muitas vezes percebemos pesquisas tendênciosas tanto para um lado quanto para outro, sendo que o mais comum é que o dominante, talvez até por questões financeiras, seja beneficiado por tais pesquisas.

O Brasil é o País do Futebol, portanto ….

Outro exemplo são as pesquisas de torcidas de times de futebol, sendo essas as mais descaradas de todas, tirando as duas primeiras posições no cenário nacional, hoje ocupada por Flamengo e Corinthians respectivamente, as demais posições oscilam muito em um curto período de tempo (menos de 2 anos) onde percebemos que a partir do terceiro as alterações são gritantes, sendo que o atual terceiro colocado São Paulo, a 5 anos atrás estava atrás do Vasco da Gama, que foi ultrapassado por Grêmio e depois voltou a ser São Paulo.
Será que morreu muito Gremista assim ? Será que Nasceu muito vascaíno assim ? Será que morreu muito São Paulino assim e depois nasceram muitos de novo ? Será que muitos trocaram de Grêmio para Vasco e depois de Vasco para São Paulo ???

Não creio, pois você troca de candidato e de partido político mas não de time.

Manipulação de pesquisas eleitorais ?? No Brasil ?? De jeito nenhum !

E por falar de candidatos e partidos políticos, o que você me diz da oscilação entre candidatos nas pesquisas em um período de tempo curtissimo ??
A nossa história de acreditar em pesquisas e ser manipulado por elas vem de muitos anos e uma das primeiras vezes que sentimos a manipulação de resultado eleitoral por pesquisas foi na disputa para presidente entre Collor e Lula de 1989, onde as pesquisas entre outras estratégias de marketing levaram Collor a ser presidente do Brasil.

Em São Paulo tivemos um caso similar, e bem mais explícito, em 2004 quando os institutos de pesquisa davam um empate técnico no primeiro turno entre os candidatos Serra e Marta Suplicy, até um dia antes das eleições (1 a 2% de diferença) e o que se viu foi Serra com mais de 10% de vantagem, o que forçou os institutos a acertar no segundo turno.

Um exemplo mais recente é o da disputa entre Lula e Alckmin para presidência da República, onde Lula, segundo os institutos de pesquisa, já estava eleito e o que se viu foi que a eleição foi perigosamente para o turno (48,6 de Lula contra 41,6 de Alckmin).

Dessa vez os institutos tiveram uma boa justificativa para o erro grotesco de suas pesquisas, o fator Dossiê dos Tucanos pesando contra Lula.

A grande questão disso tudo é….Até onde vai a memória do brasileiro ???

Leidson CAF

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