BOLA AO AR!

Breadcrumb Navigation

Outro dia estava acompanhando à transmissão de uma partida de futebol pelo velho e bom radinho de pilha. O narrador de nome famoso, o qual me reservo a não divulgar, usou a seguinte frase – “ O juiz vai dar o reinicio do jogo com bola ao ar” – fiquei imaginando os jogadores tentando disputar a posse da bola se utilizando de pulos, cabeçadas ou até mesmo de voadoras. Claro, isso é pura imaginação. Sabemos que na realidade o jogo foi reiniciado através de um bola ao chão (regra 08).

Então vamos entender como se executa o bola ao chão.

O bola ao chão é uma maneira de reiniciar a partida após uma interrupção temporária, quando a bola estava em jogo, por qualquer causa ou incidente não previsto nas Regra do Jogo.

Ao proceder um bola ao chão, o árbitro (regra 05) o executará no lugar onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido.

A partida será considerada reiniciada quando a bola tocar o solo sagrado (campo de jogo – regra 01). Agora, se um jogador tocar a mesma antes que tenha tocado o solo ou ainda, se ela sair do campo de jogo após tocar o solo, sem ter sido tocada por nenhum jogador, o bola ao chão será repetido.

Como virmos nos parágrafos anteriores, o bola ao chão é executado no lugar onde a bola e encontrava no momento da interrupção da partida. Porém, se ela encontrava dentro dá área de meta (pequena área), será observada as circunstâncias especiais da regra 08, ou seja, o bola ao chão será executado na linha da área de meta paralela à linha de fundo, no ponto mais próximo do lugar onde se encontrava a bola quando a partida foi interrompida.

Para finalizar, um bola ao chão pode ter a participação de qualquer jogador, inclusive do goleiro. Porém, não é necessário a presença de um jogador de cada equipe para execução do bola ao chão.

Show de pergunta: Se ao reiniciar a partida mediante a um bola ao chão, um jogador diz que vai devolver a posse de bola ao adversário, chuta a bola em direção do campo de defesa do mesmo, um atacante distraido ao fato, intercepta a trajetória da bola, chutando-a e conseguindo um gol, como deverá proceder o árbitro?

2 Replies to “BOLA AO AR!

Deixe uma resposta