É inegável que o Corinthians possui uma visibilidade considerável nacional, tanto pela paixão de seus torcedores como também pela rejeição que existe dos torcedores adversários.
A conquista da Libertadores pode servir para várias mudanças, principalmente nos bastidores do futebol.
O primeiro ponto a ser citado é a respeito do planejamento. Tite está desde 2010 no Corinthians e sofreu com a perda de título Brasileiro, eliminação em dois campeonatos paulistas (vice frente o Santos e derrota para Ponte Preta nas
quartas de final deste ano) e a eliminação para o Tolima.
Em todas estas situações Tite foi cobrado, a torcida pediu sua demissão, mas a direção optou por manter o treinador no comando, pensando em um trabalho a longo prazo e o resultado foi um campeonato brasileiro e uma inédita Libertadores.
O outro ponto a ser citado é a respeito da negociação de patrocínios. Desde a vinda de Ronaldo Fenômeno que tivemos uma mudança na parte de marketing e negociação para patrocínios.
Com o título e a vaga no mundial a visibilidade do clube aumenta consideravelmente e faz com que o clube tenha condições de exigir valores maiores para empresas que tenham interesse em patrocinar o clube.
E isso gera efeito nos demais clubes, aumentando o poder de negociação dos demais clubes. Dificilmente vão conseguir os mesmos valores, mas terão condições de negociar cotas melhores.
O futebol nacional tem muito para melhorar, mas não podemos deixar de citar as mudanças que vem acontecendo e no que já conseguimos avançar. E mudanças só são possíveis quando acontecem ou são iniciadas por quem tem mais visibilidade no cenário nacional e internacional.