O efeito Neymar

Breadcrumb Navigation

Ontem o Santos anunciou a renovação do contrato de Neymar até 2014. Os termos que foram divulgados dizem que o jogador poderá sair de graça ao fim do contrato, logo após a Copa do Mundo no Brasil.

Claro que ainda existe a chance do jogador receber uma proposta milionária e ser vendido, mas a direção santista deixa claro que a aposta está em investir alto em seu principal jogador, pagando um alto salário e fazendo diversas concessões esperando o retorno através de títulos e do crescimento da torcida.

É impossível negar que se trata de uma aposta de risco, mas que deve ser elogiada e valorizada.
Principalmente pelo fato da queda dos investimentos em jogadores nacionais nos últimos tempos. Por mais que a safra não seja mais tão qualificada como antes, podemos perceber que mesmo um jogador fora de série pode permanecer no Brasil, por conta das ações de marketing aliadas às melhoras das finanças dos clubes (principalmente por conta da mudança nos valores acordados na renovação do contato com a rede Globo para o campeonato Brasileiro).

O fato de Neymar continuar no Brasil é um chamariz para que outros jogadores permaneçam em solo brasileiro e também para que jogadores que estejam em clubes de menor expressão ou mesmo em nossos vizinhos sul-americanos vislumbrem o Brasil como um centro interessante de trabalho.

Não tenho dúvidas que no ano que vem devemos ter clubes com nomes de peso em seu elenco, com jogadores que teriam espaço em muitos clubes do cenário europeu. Talvez o próprio Santos seja prejudicado com isso, pelo fato que qualquer jogador irá pedir um salário considerável para jogar no time que conta com a estrela Neymar. Lidar com os egos também será um fator complicado.

E podemos até sonhar alto. Dependendo da votação do jogador para melhor do mundo e do seu desempenho no mundial de Clubes podemos ter uma atenção diferenciada para os jogadores que atuam por aqui, podendo até sonhar com um jogador sendo eleito melhor do mundo sem estar atuando na Europa.

Por mais algum tempo os zagueiros no Brasil ainda irão ter pesadelos com um jogador que tem tudo para
gravar seu nome na lista dos melhores jogadores brasileiros de todos os tempos. Bola para isso ele tem.

Deixe uma resposta