ARREMESSO LATERAL OU JOGOU MELANCIA?

Breadcrumb Navigation

Quantas vezes você já ouviu esta frase num campo de futebol, seja numa partida profissional ou na várzea: “O juiz, o cara jogou melancia!”. Esta frase se refere a um arremesso lateral (regra 15) mau executado. Então vamos saber como se deve executar corretamente o arremesso lateral, ou simplesmente no vocabulário futebolístico, o lateral.

O arremesso lateral é uma forma de reiniciar um partida de futebol, porém diretamente à meta não poderá ser consignado um gol.

Quando a bola tiver ultrapassado em sua totalidade a linha lateral (regra 09), seja por terra ou por ar será concedido um arremesso lateral à equipe adversária do jogador que tocou por último na bola. Que será executado desde o ponto por onde a bola ultrapassou a linha lateral.

Para executar um arremesso, o jogador deverá estar de frente para o campo de jogo tendo uma parte de ambos os pés sobre a linha lateral ou no exterior da mesma. Servindo-se de ambas as mãos, devendo-se a bola ser lançada detrás e por cima da cabeça, porém o executor não poderá voltar a toca-la até que tenha sido tocada por outro jogador. A bola estará em jogo tão logo tenha entrada no solo sagrado (campo de jogo – regra 01).

Todos os adversários deverão permanecer a uma distância que não seja inferior a 2 metros do lugar em que se executa o arremesso lateral.

Um arremesso lateral, executado por jogador (exceto o goleiro) tocar a bola (exato com as mãos) antes que a mesma tenha sido tocada por outro jogador, será concedido um tiro livre indireto (regra 13) à equipe adversária desde o lugar onde se cometeu a infração* (condições especiais – regra 08), agora, se tocar a bola intencionalmente com as mãos, será concedido um tiro livre direto à equipe adversária, porém se cometida dentro da área penal, será concedido um tiro penal (regra 14) à equipe adversária.

Quando o arremesso é executado pelo goleiro e ele tocar a bola exceto com as mãos antes que outro jogador à toque, será concedido um tiro livre indireto à equipe adversária, desde o lugar onde ocorreu a infração, seja dentro ou fora da área penal* (condições especiais – regra 08). Porém se ele tocar a bola intencionalmente com as mãos antes que outro jogador à toque, será concedido um tiro livre direto à equipe adversária, desde o lugar onde ocorreu a infração, se cometida fora da área penal, ainda, se ele tocar a bola dentro da sua área penal, será concedido um tiro livre indireto (condições especiais – regra 08).

Se um adversário distrair ou atrapalhar de forma incorreta o executor do arremesso, será advertido por conduta antidesportiva e receberá o cartão amarelo.

Para qualquer outra infração à regra 15, o arremesso será executado por um jogador adversário.

Para finalizar esta coluna e aproveitando a ocasião, deixo um pergunta: Pode um jogador que não possui uma das mãos executar corretamente um arremesso lateral?

3 Replies to “ARREMESSO LATERAL OU JOGOU MELANCIA?

  1. Olá,
    adoro futebol e principalmente futebol de várzea.As escalações das equipes são um espetáculo à parte.
    Os artigos publicados aqui são bem bacanas estarei recomendando sua página em meu blog fuxucamarimbondo.blogspot.com/( trato de assuntos variados, entre eles, futebol de várzea).
    Parabéns.

    Big Clash

  2. Olá, sou praticante assíduo de futebol e quero aprender corretamente a prática do arremesso lateral de futebol de campo, pois até que sou um bom jogador, faço gols decisivos para a minha equipe, porém ainda peco nesse detalhe fundamental desse esporte bretão que é o nosso futebol.E o pior é que ainda tenho que ouvir piadinhas dos colegas de equipe e até mesmo dos adversários que comentam, de forma maldosa, que quero me inspirar no Leandrinho do basquete para bater um lateral…rsrsrsr E parabéns pelos ótimos conteúdos que são expostos nesse blog que é muito curtido em todo o Estado do Pará. Abraços Moisés Brito

  3. [red][b][i]
    Oi eu tb adorooooooo futebol
    princinpalmente quero
    aprender a pratica do arremesso
    os meu coleca ficam me chamado
    de vara pau e eu noã gosto.emuito curtido no ama zonas.
    Abraços e um grande bjos de rafaela souza………………..

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
>