O RESPEITO, O INÍCIO DO CAMINHO.

Breadcrumb Navigation

O bom árbitro é o que consegue apitar com o espírito do jogo.

No momento que arbitragem for descoberta como o único caminho para construção de campeonatos cada vez melhor, sem manchas e sem “tapetões”, sem a pulga atrás da orelha com este ou aquele árbitro, onde deixará de ser o epicentro de debates nos programas esportivos, onde é tratado como vilão (apito amigo), emergindo como o condutor de um excelente espetáculo de futebol. É o momento da profissionalização.

Todos temos na lembrança a atuação de um árbitro, quer por sua atuação impecável ou por um erro (humano) que alterou o curso do campeonato. O árbitro Jack Taylor (Inglaterra) marcou um penalidade máxima no primeiro minuto da decisão da Copa do Mundo (Alemanha) de 1974 contra os “donos da casa”. Virou uma legenda. Foi “embalsamado” em vida e está até hoje em exposição na sede da FIFA, como exemplo de coragem e auto-confiança. Outros cometeram erros e são lembrados como “gatunos”, agora se todos estes, tivesse a oportunidade de analizar o erro através de vários ângulos e auxiliados pelo famoso tira-tema, tendo a possibilidade de refazer suas decisões, certamente muita gente na imprensa esportiva estaria desempregado.

O fato é que a arbitragem se dá no encontro do árbitro com o jogador, quando o primeiro é conhecedor da Regra do Jogo, experiente, consegue conciliar duas atividades a nível de trabalho para sustentar sua família, ciente da importância da sua nobre tarefa dentro de uma partida de futebol, o segundo, desconhecedor da Regra do Jogo que prática, se diz experiente, quando exigido, “amarela”, detentor de salários não condizente com a realidade do país, não respeita a decisões, dificultando a nobre tarefa do primeiro.

A nobre tarefa de arbitrar uma partida, passa pelo espaço do diálogo, de reflexão, de respeito, de entender que o árbitro não é o inimigo, nem o jogador é inimigo do árbitro, isso acima de tudo e crescimento de atitude.

Necessário e urgente, a sociedade futebolística buscar a volorização do árbitro, junto com seus assistentes, pois fazem parte de algo que esta considera importante: o jogo de futebol. Esta valorização ocorrerá inicialmente com o respeito.

Deixe uma resposta