A GORDUCHINHA

Breadcrumb Navigation

Os narradores futebolísticos ao longo dos tempos, chamaram e chamam carinhosamente a bola de vários epítetos. A Frase “ripa da chulipa e pimba na gorduchinha” se tornou celebre na voz de Osmar Santos.

Vamos falar sobre a Regra 02 – a bola – Ao contrário como a maioria insinua, a bola de futebol não é redonda e sim esférica. Feita de couro ou outro material adequado, com circunferência no máximo de 70 cem e no mínimo de 68 cm e um peso máximo de 450 g e mínimo de 410 g no início da partida.

Sua pressão será equivalente a 0,6 – 1,1 atmosferas (600 1100g/cm2) ao nível do mar (8,5 a 15,6 libras).

Durante a partida a bola estourar ou danificar o jogo será interrompido e será reiniciado por meio de bola ao chão, executado com uma nova bola no local onde a perdeu a condição de jogo, observando as circustâncias especiais da regra 08.

Se a bola perder a condição de uso em um momento em que não estiver em jogo ou seja num tiro de saída (Regra 08), tiro de meta (Regra 16), tiro de canto (Regra 17), tiro livre (Regra 13), tiro penal (Regra 14) e arremesso lateral (Regra 15), a partida será reiniciada conforme as Regras.

A bola não poderá ser trocada durante a partida sem a autorização do árbitro (Regra 05).

Em partidas de competição será permitida será permitida somente o uso de bolas que correspondam às especificações técnicas mínimas estipulada pela Regra 02.

Nas partidas sob jurisdição da FIFA ou das confederações, a bola deverá ter impresso em qualquer parte do seu corpo uma das três denominações, os longotipos oficiais: FIFA APROVED (aprovado pela FIFA), FIFA INSPECTED (inspecionada pela FIFA) e ou a referência INTERNATIONAL MATCHBALL STANDARD (padrão internacional de bola oficial).

Estas denominações indicará que a bola foi devidamente aprovada e cumpre as especificações técnicas, diferentes para cada categoria e adicionais às especificações mínimas estipuladas pela Regra 02.

A lista dessas especificações adicionais, características de cada uma das categorias, deverá ser aprovada pela International Football Association Board. Sendo que os institutos que realizam os controles de qualidade serão selecionados pela FIFA.

Em todas as demais partidas, a bola deverá cumprir as exigências da Regra 02.

Nas partidas sob jurisdição da FIFA, confederações e associações nacionais, está proibido todo o tipo de publicidade comercial na bola, com exceção do emblema da competição, organizador da competição e da marca autorizada do fabricante. O organizador da competição pode restrigir o tamanho e a quantidade dessas marcas.

Enfim esta é a bola, a gorduchinha, vital peça para pratica do esporte bretão.

Deixe uma resposta