A pressa. Inimiga do árbitro

Breadcrumb Navigation

A partida de futebol não se inicia com o apito do árbitro. Inicia com a chegada da equipe de arbitragem duas horas antes deste apito.

Será com este tempo que a equipe de arbitragem irá instalar a partida. Tempo para o quarto árbitro iniciar sua importante participação com o preenchimento da súmula, sem pressa, mais com a tranquilidade para não rasurar a certidão de nascimento da partida. Tempo para o árbitro dialogar mais profundamente com os assistentes sobre plano de trabalho que irão usar na partida. Chegar em cima da hora só trará pressa e prejuizo a partida.

Estas duas horas permitirá ao árbitro juntamente com seus assistentes realizar uma vistoria minuciosa do local da partida. Todas as partidas são cheias de detalhes importantes, como por exemplo, a verificação dos estados das redes, se as marcações do solo sagrado estão de acordo com a Regra 01, se os portões de acesso estão devidamente fechados, se a ambulância está equipada com o desfribilador, se o policiamento se faz presente, se as bolas estão de acordo com a Regra 02 e etc … São detalhes de responsabilidade do árbitro.

Imagine se a equipe de arbitragem chegar sem este tempo, esta vistoria seria seriamente comprometida, pois seria feita superficialmente, sem a devida importância e com pressa. Imagine uma rede rompida, passando desapercebida devido a pressa. Imagine o tamanho do perigo que a arbitragem irá correr. Imagine o tamanho do problema se a bola passar por este rompimento. Imagine.

Também será nesta vistoria que a equipe de arbitragem definirá o tipo ideal de calçado a ser utilizado na partida. Gramado molhado, chuteiras com travas são aconselhadas. Gramado seco, calçado leve e de sola fina, tipo soçaite, que permitirá movimentos rápidos e sem dificuldades.

O árbitro deverá aproveitar a vistoria para testar a acústica do seu apito. Ele deverá ter sempre mais que um tipo de apito. Infelizmente para o futebol, ainda tem torcedor com espírito de “porco” que leva para arquibancada um apito, para provocar situações desleal e antidesportiva quando o adversário estiver com a posse da bola. Troque o apito, informe os capitões e faça que o policiamento apreenda o apito intruso.

Lembre do ditado popular: A pressa é a inimiga da perfeição.

Deixe uma resposta