Pep Guardiola – Técnico a ser respeitado

Breadcrumb Navigation

Desde a época do Barcelona era possível perceber a qualidade de Guardiola, mas muitos da mídia diziam que se tratava da qualidade técnica do time espanhol e que qualquer um teria os mesmos resultados.

Ao pedir demissão do clube e buscar novos desafios ficou a expectativa em torno do técnico, na época onde o Brasil estava sem técnico e seu nome chegou a ser cogitado. Fui a favor, apostando que ele poderia mudar a forma de jogo da seleção.

Infelizmente a CBF não nos deu esta oportunidade e depois de um período sabático , Guardiola assumiu o comando do Bayern , com a missão de manter o time no topo.

Óbvio que o trabalho começou com várias dúvidas. Principalmente por contratações pedidas pelo técnico, mudanças na escalação e forma de jogar do time alemão. Tropeços no começo da temporada e bons resultados do Barcelona foram o estopim para começarem críticas ao técnico.

Jogos passaram e aos poucos os jogadores entenderam a filosofia do novo técnico. Resultado disso? Mais um time de Guardiola sendo respeitado e temido, com um jogo ofensivo e privilegiando a posse de bola, característica do Barça.

A ótima campanha na Champions League e 19 pontos de diferença para o segundo colocado no campeonato alemão mostram que o trabalho na Espanha não foi mero acaso, principalmente pela queda no futebol do Barcelona.

Isso mostra que Pep é um técnico que está em um nível muito acima dos demais e que seu trabalho merece ser valorizado e respeitado. Que suas convicções são válidas e é possível conseguir resultados sem pensar em um futebol apenas de resultados.

O futebol agradece.

Deixe uma resposta