Mano é o culpado da atual fase da seleção?

Breadcrumb Navigation

Confesso que esperava muito mais de Mano Menezes na seleção. Acreditava que Ganso e Neymar chegariam arrebentando na seleção, jogando o fino da bola. Mas isso só aconteceu naquele jogo contra os EUA, que nos encheu de esperança.

Esperança essa que agora dá lugar para muitas críticas. E um ano depois Mano já é extremamente questionado no comando do time brasileiro, com muitos torcedores pedindo sua cabeça. É algo uqe precisa ser analisado com extrema cautela.

Não ganhamos de nenhum adversário de peso, é verdade. Perdemos para Argentina, França e Alemanha. Mas não perdemos para nenhum outro grande time. Empate com a Holanda (que chegou na final da Copa do Mundo) não é um resultado “anormal”.

Anormal foi a postura de Mano contra a Alemanha, apostando num time mais “fechado” (para não falar numa retranca).

Talvez seja momento do treinador repensar o esquema tático. Os corinthianos que me desculpem, mas André santos não está com essa bola toda para ser titular incontestável da seleção. Muito pelo contrário, já faz por merecer no mínimo a reserva. O problema é quem testar no lugar. Uma hipótese de jogar com três zagueiros não deve ser descartada.

Mas que culpa tem Mano que vários jogadores não rendem na seleção? Júlio César para mim também não é um goleiro que possa fazer por merecer a titularidade absoluta. Neymar vem jogando bem pela seleção, mas longe do que joga no Santos. Ganso então não é o mesmo de antes da contusão nem em seu clube, quanto mais no time canarinho. E Pato perde gol atrás de gol, enquanto que Lucas nem é testado.

Mas com exceção de Júlio César e até Lúcio (outro que também não dá mais a mesma segurança de antes), não podemos jogar a culpa nos mais jovens. Até pouco tempo a realidade deles era a seleção Sub-20, onde eles jogaram em alto nível.

Como o time joga pressionado, os jogadores não estão a vontade em campo. E falta alguma referência em campo. Alguém mais tarimbado para aliviar a pressão na “molecada”.

sou a favor que Mano pense no time para a Copa do Mundo e totalmente contra a decisão de cancelar os amistosos contra Italiá e Espanha apenas para aliviar a pressão em cima de nosso técnico. Mas acredito que valeria a pena trazer alguns jogadores que provavelmente não vão estar na Copa de 2014, mas que podem ajudar esta seleção a engrenar.

Penso seriamente em mudanças no gol. Pensaria em testar mais Victor ou até Marcos, que apesar de estar em vias de se aposentar vem se destacando quando joga pelo Palmeiras.

Na lateral direita ainda continuo com Maicon, se bem que no esquema com três zagueiros Daniel Alves poderia se destacar (de qualquer forma não penso em nenhum outro lateral-direito).

Na zaga ainda faria manteria Lúcio, mas pensaria numa zaga com ele, Thiago Alves e apostar em Dedé do Vasco.

Na esquerda (se for para manter o esquema atual) pensaria em testar Maxwell (do Barcelona) e talvez dar uma chance novamente para Marcelo (Real Madrid).

No meio de campo apostaria em Ralf, Arouca e talvez Willians (Flamengo) para marcação, com a armação a cargo de Ganso, Lucas, Thiago Neves (e torcer para a volta de Kaká).

No ataque Neymar continuaria, com Pato sendo opção de banco. A esperança em como voltam Adriano e Luis Fabiano (que se voltarem razoavelmente bem já devem ser convocados) e apostaria em Ronaldinho Gaúcho no ataque.

Meu time seria formado por Marcos; Lúcio, Thiago Silva e Dedé;Lucas, Ralf, Arouca, Ganso e Maicon; Neymar e Ronaldinho Gaúcho. O que acham desta escalação?

Deixe uma resposta