Futebol é tão importante?

Breadcrumb Navigation

Adoro futebol, acompanho sempre que posso, não apenas jogos do meu clube, como também jogos de outros clubes, tanto do Brasil como do exterior. Seja para poder escrever no site ou apenas para poder assistir a uma boa partida de futebol.

Discutir sobre resultados, comentar sobre arbitragens polêmicas, analisar desempenho de jogadores, enfim, comentar sobre tudo que está envolvido no futebol.
Mas tudo isso deixa de ter valor quando o assunto sai das quatro linhas. Quando tudo é resolvido na base da violência.

Acompanho futebol há muito tempo. Tive o prazer de acompanhar uma época muito diferente. Poder assistir aos clássicos, presenciar estádios cheios, com shows das torcidas, com bandeiras, cantos e coreografias que davam um diferencial ao espetáculo.

É verdade que também presenciei problemas sérios. Brigas que ocorriam na entrada do estádio, com policiamento encontrando problemas para conter a briga entre as torcidas. Com o tempo e depois de ações policiais este problema foi resolvido. Hoje não temos notícias de brigas que ocorrem nos arredores dos estádios, pelo menos na capital.

Só que infelizmente o problema não foi resolvido. Apenas mudou de local. De uma forma ainda mais violenta.

Agora as brigas acontecem longe dos estádios, nos bairros e o que é pior, muitas vezes estas brigas são marcadas com antecedência, pelas redes sociais e que ultimamente terminam com mortes. Não são mortes de “inocentes”, pois todos que participam dessas batalhas campais sabem que podem matar ou morrer.

Lembro-me de histórias contadas por meus irmãos mais velhos, onde brigas aconteciam entre bairros, em bailes e afins. Eu mesmo já me envolvi em briga na escola. Mas era algo resolvido “entre cavalheiros”. Brigas em número igual de pessoas, com “mãos limpas”.
Hoje isto não acontece. As brigas dificilmente são equilibradas e normalmente envolvem armas brancas e infelizmente até armas de fogo.

As autoridades, infelizmente, apenas assistem a isso. Sabem das brigas, dos locais mais perigosos e deixam que as coisas aconteçam.

São bandidos que deveriam ser tratados como tal. Com as devidas punições previstas pela lei. Até quando isto irá ocorrer? Será que precisa alguém ligado ao alto escalão sofrer ou até falecer para que as autoridades possam agir?

Deixe uma resposta