Mais uma vez ficamos na prata, mas não devemos misturar as estações

Breadcrumb Navigation

Ao contrário de outros esportes que merecem uma salva de palmas pela superação dos atletas nos jogos olímpicos, o futebol masculino merece várias criticas.

Não caio no lugar comum de criticar Mano (apesar de acreditar que a perda do ouro deve custar seu cargo).
Perdemos o jogo para o primeiro adversário de peso (lembrando que outras seleções favoritas ficaram pelo caminho, como Uruguai e Espanha). Mas acima de tudo, o problema deste time ficou na marra dos jogadores. Achando que poderiam conquistar o ouro facilmente.

Mano merece criticas por ter deixado de dar mais tempo a Lucas ao longo da competição. Só que não vejo grandes ausências na seleção que ele levou. Hulk como o terceiro acima dos 23 anos mostrou ser uma grata surpresa e um nome a ser cotado para 2014.

Fico chateado por ver poucos jogadores levando a sério e sentindo a derrota. Marcelo teve uma postura que me agradou e se colocar a cabeça no lugar tem tudo para ser nosso lateral esquerdo em 2014. Lucas chorando demonstrou pelo menos vergonha na cara e sentiu a derrota, chorando copiosamente, mostrando que a medalha para ele era importante. Ao contrário de Neymar, que parecia ter perdido um rachão no Santos.

Neymar este que novamente deixou a desejar em um jogo decisivo e sua atuação nestes jogos (inclusive com a pressão que sofreu, sendo vaiado constantemente) e provavelmente devemos ouvir em alto som os comentários que ele deve sair do país para conseguir ganhar experiência. Opinião que hoje começo a pensar que pode ser verdadeira.

Só que para a Copa o cenário é outro e por isso eu daria chance a Mano, pelo menos até o fim deste ano.

No gol tivemos a contusão de Rafael (Santos) e temos Diego (Fluminense) que pode ser testado.
Temos uma séria lacuna no lado direito e precisamos achar alguém para esta posição enquanto que Marcelo está na frente pelo lado esquerdo.

Na zaga Thiago Silva é incontestável e ainda temos David Luiz, Dedé (que deve ser o titular em 2014) e Réver (Atlético-MG).

Na parte de volantes acredito que Ralf e Paulinho devem ser testados, com chances de assumir a titularidade, mas gostaria de ver Rômulo e Arouca serem testados.

Oscar foi outro que agarrou a chance e convenceu como armador, faltando apenas alguém para dividir a responsabilidade com ele.

Neymar continua sendo tecnicamente um dos melhores jogadores, mas precisa de maior maturidade, que pode vir após esta derrota.

Hulk, Lucas e Leandro Damião ganharam pontos e largam na frente, mas precisam manter o alto nível porque é o setor de maior concorrência desta seleção.

Derrotas ensinam. E muitos destes jogadores precisam descer do salto e entender o que significa defender uma seleção.

Deixe uma resposta